Operações de TI: 5 melhores práticas de gerenciamento de infraestrutura

Operações de TI: 5 melhores práticas de gerenciamento de infraestrutura

Por: | 12 de março de 2020 5Min de leitura

A área de infraestrutura é de extrema importância para uma empresa que trabalha com operações de TI. Afinal, esse campo se estabelece como alicerce para o bom funcionamento da companhia.

Leia mais: 5 dicas para redução de custos com as operações de TI

De forma geral, uma gama de elementos são necessários para proporcionar a realização das atividades daquele negócio. Entre os itens estão peças de hardware, sistemas operacionais e de rede, soluções em nuvem e softwares.

Apesar de ser de essencial para as corporações, esse setor muitas vezes é deixado em segundo plano. Por isso, uma série de gargalos podem aparecer e atrapalhar o desempenho de todos os funcionários.

Essa administração mais ativa funciona de maneira a possibilitar a otimização das capacidades e a previsão dos recursos daquela companhia. Além disso, por meio da análise constante do ciclo de vida dos equipamentos, diminui os gastos excessivos que poderiam acontecer em caso de pane repentina em tais dispositivos.

As principais vantagens de uma gestão eficiente para as operações de TI são:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhora da comunicação;
  • Redução de gastos;
  • Segurança da informação;

Descubra 5 boas práticas de gerenciamento de infraestrutura

Monitoramento Ativo

Uma supervisão preditiva facilita no atingimento do sucesso pretendido. Em vez de atuar de maneira corretiva, a corporação foca em resolver os problemas de forma antecipada e não apenas após as adversidades aparecerem.

Criação de metas

Qualquer tipo de gestão exige um planejamento estratégico. No campo das operações de TI a situação não é diferente.

Conhecendo as particularidades do negócio, os gestores devem definir os objetivos no curto, médio e longo prazo e assim buscar caminhos para atingi-los.

Para melhorar a produtividade, por exemplo, pode ser necessário iniciar um processo de modernização dos equipamentos ou mesmo buscar sistemas mais adequados para atender as expectativas da instituição.

Veja também: 5 serviços de TI que podem ser otimizados com a automação de processos

Priorização de atividades

Tanto empresas em expansão quanto negócios maiores podem passar por fases em que o número de tarefas aumenta repentinamente e a equipe interna tem dificuldades para se organizar.

Nesses casos, a presença de um líder capaz de ordenar cada uma das atribuições de maneira a priorizá-las é essencial.

Alinhamento do gerenciamento com a prestação de serviços

O êxito comercial de uma instituição depende diretamente que todos os equipamentos e programas estejam em perfeito funcionamento.

Sem isso, não é possível entregar os produtos com a qualidade almejada pelos clientes.

Adoção de Managed Service Provider

Por fim, uma estratégia que pode ser decisiva para alcançar resultados satisfatórios é contar com Managed Service Provider (provedores de serviços gerenciados, na tradução).

Com a contratação de uma solução como essa, é possível ter uma corporação parceira atuando ativamente para monitorar de forma contínua todos os ativos. Assim, a empresa consegue aumentar a produtividade de seus funcionários e diminuir gastos.

Trabalhe em uma empresa que sabe da importância do gerenciamento de infraestrutura para as operações de TI

Nós, da Cadmus, conhecemos de forma profunda o mercado de operações de TI. Com 25 anos de experiência no mercado, entendemos a importância de contar com os melhores talentos para atingir os resultados esperados pelos clientes.

Por isso, temos como meta auxiliar no desenvolvimento dos profissionais de tecnologia que trabalham conosco. Contamos com um programa de incentivo para a evolução das carreiras e oferecemos 50% de desconto nos cursos e treinamentos da Liga Ágil para nossos colaboradores.

Quer conhecer nossas oportunidades de carreira em TI? Entre em nosso site e saiba mais.