Como tornar as operações de TI mais eficientes? Veja 6 medidas!

Como tornar as operações de TI mais eficientes? Veja 6 medidas!

Operações de TI mais eficientes

Neste ano, os gastos com TI devem ter alta de 3,7% em comparação a

2019, de acordo com projeção do Gartner. Diante desse dado, apesar do cenário econômico brasileiro, os investimentos em operações de TI demonstram uma recuperação acentuada do setor e comprovam que a tecnologia já é protagonista dos processos digitais das organizações. 

Nesse sentido, apesar do investimento, as empresas também buscam tornar as operações de TI mais eficientes. Por isso, os profissionais da área precisam ampliar seus conhecimentos, adquirindo habilidades para trabalhar com redes, bancos de dados, virtualização e automação, por exemplo.

Diante disso, saiba como gerar mais eficiência nas operações de TI a partir de 6 medidas.

1- Utilize dados

Focar em resultados de negócios, como aumentar a receita e melhorar a satisfação dos clientes, é uma das chaves para tornar as operações de TI mais eficientes

Para atingir tais resultados, é fundamental municiar as equipes com dados relevantes para que eles identifiquem e resolvam rapidamente problemas de disponibilidade e desempenho.

Dessa maneira, os colaboradores conseguem monitorar de maneira eficiente a experiência do consumidor e fornecem insights relevantes para melhorar a jornada dos usuários.

2- Foque em necessidades de negócios

Um dos grandes equívocos das áreas de TI é focar apenas em tecnologia ao invés das necessidades dos negócios

Por isso, é importante entender a real necessidade dos usuários e identificar ferramentas que podem otimizar esses processos e, consequentemente, gerar novas fontes de receita.

3- Construa conexões

Um ponto essencial para melhorar a eficiência das operações de TI é se conectar com partes interessadas dos negócios para ajudá-las a entender e auxiliar nos objetivos da empresa.

Por isso, é importante construir relacionamentos entre os diversos setores de um negócio, elaborar e colocar em prática estratégias de comunicação, além do gerenciamento de programas, métricas, alinhamento cultural aos objetivos e mudanças organizacionais.

4- Aproveite as soluções em nuvem

Para tornar as operações de TI mais eficientes, é fundamental aproveitar as vantagens das ferramentas e serviços em nuvem. 

Dessa maneira, as soluções em nuvem oferecem agilidade e praticidade para atender as necessidades dos negócios.

5- Invista em automação

Atualmente, automatizar processos já se tornou fundamental para otimizar tarefas recorrentes e atividades repetitivas do cotidiano de um negócio.

Desta maneira, os profissionais ganham tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas e, consequentemente, ganham em eficiência e produtividade.

6- Considere um novo modelo de departamento

Ao criar equipes integradas para projetos específicos, a estrutura organizacional tradicional se torna obsoleta e novos métodos de eficiência são gerados.

Assim, é gerado um modelo de colaboração cruzada, que além da eficiência em processos, gera maior integração entre as equipes e aumenta a produtividade dos colaboradores.

Trabalhe em uma empresa especialista em operações de TI

A Cadmus tem mais de 25 anos no mercado e é especialista em eficiência em operações de TI.

Somos incansáveis na busca dos melhores talentos porque só com pessoas extraordinárias entregamos resultados extraordinários

Seja com a busca do melhor profissional de TI, seja com desenvolvimento ágil dando vida à ideias, seja com a nova cultura digital, nós nos apaixonamos pelo negócio dos nossos clientes e é isso que nos move.

A Cadmus incentiva a capacitação contínua e oferece o Programa de Certificações, que disponibiliza reembolso de até 40% referente as certificações realizadas após a contratação, desde que sejam aplicadas em TI. Além disso, todos os contratados têm direito a 50% de desconto nos cursos e treinamentos da Liga Ágil.

Venha trabalhar com a gente, temos vagas para desenvolvedor de TI para profissionais que procuram crescimento profissional. Acesse nosso portal e candidate-se agora mesmo!