Sustentação de sistemas o que é e para que serve? | CADMUS

Sustentação de sistemas o que é e para que serve?

Por: | 13 de julho de 2023 9Min de leitura

Área cada vez mais presente nas empresas, a sustentação de sistemas vem assumindo um papel estratégico. Trata-se de um recurso essencial para garantir a estabilidade e o alto desempenho da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) em um ambiente empresarial em constante mudança.

A área de TI de uma companhia é responsável por manter toda a infraestrutura, aplicativos, sites, software e hardware funcionando sem interrupções, garantindo a continuidade dos negócios. Mas não somente isso.

Manter um sistema em perfeito funcionamento com o passar dos anos também pode exigir mais do que mudanças estruturais e sim o desenvolvimento de uma nova ferramenta que se adapte à nova realidade da empresa.

Apesar da importância da sustentação de sistemas, é comum que as pessoas se confundam sobre o que é exatamente esse conceito e qual a sua função.

Por isso, explicaremos sobre essa área fundamental para garantir a estabilidade dos sistemas e manter as operações de negócios em constante funcionamento. Acompanhe!

 

Afinal, o que é a sustentação de sistemas?

 

A sustentação de sistemas é o trabalho de suporte aos sistemas de TI em diferentes níveis, como softwares (bots, sites, ERPs, CRMs e aplicativos); hardwares (data centers, servidores, computadores e equipamentos eletrônicos); e redes (internet, segurança da informação e componentes de rede).

Seu objetivo é monitorar, manter e dar continuidade à disponibilidade e qualidade tecnológica da aplicação.

Entre as principais atividades da sustentação de sistemas, destacam-se:

  • Recepcionar e registrar todos os chamados de suporte (via telefone, e-mail, chat, etc.);
  • Investigar e diagnosticar incidentes;
  • Solucionar todos os incidentes;
  • Encerrar chamados de suporte e solicitações dos usuários;
  • Acompanhar todo o ciclo de vida do incidente: da abertura até o encerramento, controlando os SLAs;
  • Identificar e registrar workarounds;
  • Aprovar ou rejeitar a correção;
  • Manter atualizada a base de conhecimento com as soluções;
  • Monitorar a satisfação dos usuários em relação aos atendimentos.

Evitar prejuízos causados por panes, bugs e erros é o papel-chave da sustentação de sistemas e o que a torna tão essencial para empresas e negócios de todos os portes.

No mercado cada vez mais competitivo, a tecnologia e a disponibilidade contínua da área de TI estão diretamente ligadas à competitividade das companhias.

Para garantir a qualidade das operações, é fundamental investir não apenas em softwares ou infraestruturas robustas e ágeis, mas também em manutenção preventiva, identificação de necessidades de mudanças e garantia da funcionalidade do sistema, bem como registro e avaliação de erros e bugs.

Somente assim pode-se minimizar os impactos negativos e prevenir erros, além de manter a imagem da empresa e garantir a segurança dos dados tratados.

Para melhor fazer a sustentação de sistemas, terceirização do serviço é opção a se considerar

 

Muitas empresas têm optado por terceirizar a área de sustentação de sistemas, visto que embora crucial é uma tarefa que demanda muito tempo, energia e foco que poderiam ser dedicados ao negócio.

Além disso, deve-se considerar a contratação de profissionais e a orquestração da operação do time.

Ao escolher o serviço terceirizado, as organizações têm acesso a empresas externas que possuem expertise e know how para lidar com os problemas apresentados.

Entre os benefícios da terceirização, podemos mencionar:

  • acesso facilitado à equipe de especialistas, principalmente em níveis mais altos de atendimento;
  • garantia de cumprimento dos SLAs;
  • adoção das melhores práticas em sustentação, com base em frameworks consagrados como ITIL e COBIT;
  • maior satisfação dos usuários e maior foco da equipe interna em inovação.

 

A sustentação de sistemas é mais do que manter uma tecnologia funcionando

 

Ao contar com um time para fazer a sustentação de sistemas da empresa, mais do que cuidar das estruturas existentes, esses profissionais poderão indicar mudanças para além da estrutura do que se possa ter no momento.

Sustentar uma operação de um sistema desenvolvido há 30 anos, não é uma tarefa fácil, por conta das especificidades.

Até por isso, a premissa desse trabalho deve ser não só ofertar os serviços, mas atuar de maneira muito próxima ao cliente para sugerir modernizações e mudanças na arquitetura do sistema. Isso, sem dúvidas, agrega muito valor à entrega e ajuda o cliente a garantir a disponibilidade de toda sua estrutura.

O time de sustentação contratado não foca somente na manutenção, mas visa modernizar a arquitetura do sistema, se possível oferecendo uma nova estrutura para a empresa evoluir continuamente. Ou seja, mesmo que existam problemas de desempenho no sistema legado, como velocidade reduzida, interface ultrapassada, baixa usabilidade ou limitações na inclusão de recursos, ele já está em uso e é o núcleo de todos os processos da empresa.

Portanto, muitas vezes as limitações são contornadas para garantir a continuidade do negócio.

É importante destacar que a implementação de um novo sistema pode enfrentar um período de adaptação e, embora prometa melhorar o desempenho futuro, é inevitável enfrentar dificuldades no início, como a necessidade de criar novos processos automatizados e treinar os colaboradores da empresa.

Essa mudança pode ser inicialmente mal recebida e encontrar resistência.

Componentes como plataformas, módulos e integrações requerem a atenção de profissionais especializados em constante desenvolvimento.

A sustentação de sistemas garante estabilidade e segurança das ferramentas, evitando que desenvolvimentos sejam feitos inadequadamente e o mau funcionamento da rotina de trabalho.

Por exemplo, uma integração mal desenvolvida pode gerar altos custos de manutenção para o fluxo de caixa da empresa.

Migrações de dados também são vulneráveis e podem expor informações para ataques de rede e cibercriminosos, tornando a prevenção uma palavra-chave em sustentação de sistemas.

Com uma equipe de profissionais especializados, as chances de customizações incompletas ou erradas acontecerem são menores, garantindo a prevenção de falhas e a evolução contínua do projeto.

A sustentação de sistemas é recomendada para empresas que já implementaram uma ferramenta e desejam garantir o funcionamento ideal, valorizando seu investimento.

Além disso, empresas que avançaram no processo e precisam de suporte técnico e otimização também podem contar com estratégias de manutenção para obter resultados mais eficientes.

 

Por que contratar a Cadmus?

 

Quando participamos de um projeto, as pessoas em geral presumem que este terá começo, meio e fim.

No entanto, quando se trata de desenvolvimento de software, sabemos que não existe um fim definitivo.

Seja por necessidades tecnológicas ou de negócios, a manutenção de software é uma atividade que acompanhará a vida toda de um sistema.

Estamos falando de um assunto presente em organizações que desenvolvem e mantém software.

Isso se deve à necessidade de sempre ajustar e melhorar o produto de software segundo as mais diversas necessidades.

A vida do software não termina após sua implantação. Para um software permanecer útil ao longo do tempo, é necessário investir em manutenção.

Os sistemas são fundamentais para os negócios operarem. Por isso, a Cadmus oferece equipes qualificadas dedicadas para garantir que os sistemas tenham seu funcionamento adequado e evoluam conforme as necessidades da empresa.

 

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