5 dicas para redução de custos com as operações de TI

5 dicas para redução de custos com as operações de TI

operações de ti

O campo das operações de TI é um dos mais importantes dentro das empresas. Essa área, porém, é também uma das que mais levam a gastos.

Segundo levantamento da Gartner, 70% das despesas relacionadas com tecnologia dentro de uma instituição dizem respeito à infraestrutura.

Leia mais: 5 erros comuns na gestão de operação de TI

Mas como diminuir esses gastos? Para responder essa pergunta, selecionamos 5 dicas simples para atingir esse objetivo. Confira:

Conheça 5 dicas para conseguir reduzir os custos das operações de TI em sua empresa

Automatize processos

Uma das formas simples de cortar custos dentro do setor de operações de TI é colocar a automação dos processos como prioridade.

Essa pequena mudança consiste na substituição da ação humana em atividades repetitivas pela presença de softwares que realizam a mesma tarefa em menos tempo e de forma mais eficiente.

Assim, as empresas conseguem economizar, por exemplo, com esse “tempo extra” sendo utilizado pelos colaboradores em práticas de tomada de decisão, que tem maior importância financeira.

Veja também: 5 serviços de TI que podem ser otimizados com a automação de processos

Economize utilizando armazenamento em nuvem

É comprovado que a utilização de cloud computing é benéfica em diferentes maneiras para as empresas. Além de agilizar os processos, os serviços em nuvem são opções pelas quais é possível reduzir até 72% dos custos com infraestrutura.

Avalie os sistemas

Uma das formas mais simples de cortar custos no campo das operações de TI é optar por avaliação de todos os sistemas utilizados internamente.

Essa estratégia pode ser útil principalmente por conta da possibilidade de encontrar sistemas em desuso, que podem ser deixados de lado sem maiores dificuldades, ou ineficientes, facilmente substituídos por outros mais funcionais.

Faça um inventário completo dos hardwares

Além da avaliação dos softwares, é preciso analisar também todos os equipamentos da uma empresa, como notebooks, computadores desktop, servidores e modens.

Depois da realização do inventário, é possível saber o estado de cada um dos hardwares e evitar possíveis panes futuras. Uma vantagem dessa prática é a chance de encontrar dispositivos desnecessários, que podem ser descartados ou vendidos.

Aposte na segurança de sua rede

Segundo estudo da IBM, os valores gastos por conta de vazamentos de dados no Brasil em 2019 foram de R$ 5 milhões. O valor é baixo em relação à média mundial, de R$ 15 milhões, mas mesmo assim é importante ficar atento quanto ao perigo que ataques cibernéticos podem causar.

Por conta disso, se faz necessário investir na segurança de todos os sistemas que uma empresa de tecnologia da informação possui.

Trabalhe em infraestrutura e operações aqui na Cadmus

Há 25 anos no mercado, nós da Cadmus sabemos como reconhecer os melhores jovens talentos das mais diferentes áreas, como os setores de infraestrutura e operações.

Um de nossos objetivos é ajudar no desenvolvimento de nossos colaboradores. Contamos com um Programa de Certificações que oferece um reembolso de até 40% referentes a certificações aplicadas em TI realizadas após a contratação.

Todos os contratados têm também 50% de desconto nos cursos de treinamentos da Liga Ágil.

Se interessou por trabalhar com melhores profissionais de operações de TI do mercado? Conheça nossas vagas e candidate-se agora mesmo!