5 dicas para colocar o desenvolvimento ágil de software em prática

5 dicas para colocar o desenvolvimento ágil de software em prática

Por: | 10 de março de 2020 5Min de leitura

Adotar estratégias de desenvolvimento ágil de software é fundamental para as empresas que pretendem se manter atualizadas quanto às mudanças do mercado. A razão que explica isso está nas múltiplas vantagens proporcionadas por essa metodologia.

Leia mais: Metodologia agile: quais os cargos mais relevantes para a transformação digital?

A principal das motivações está na redução dos custos de operação. Segundo a pesquisa State of Agile, 71% dos entrevistados apontaram a economia de recursos como fator decisivo para a adoção do agile.

Os benefícios, porém, não acabam aí. Companhias de todo o mundo têm conhecido pontos positivos desse modelo, como a diminuição de falhas e do retrabalho, o aumento da satisfação do consumidor e a melhora na comunicação interna.

As características principais do desenvolvimento ágil de software

Contato constante com o cliente e foco no usuário

As corporações não podem esquecer que se comunicar com os clientes é essencial para ter certeza que o produto elaborado corresponde às expectativas definidas no início do projeto.

Como uma das características do desenvolvimento ágil de software é justamente a busca por alcançar a satisfação do usuário, o relacionamento com a instituição parceira precisa ser clara e contínua.

Priorização de atividades

Parte do sucesso dessa metodologia se deve a habilidade para organizar uma priorização das atividades em cada período.

Desta maneira, a empresa consegue resolver as tarefas mais importantes em cada um dos momentos.

Criação de um MVP

Uma forma de evitar a exigência de grandes investimentos nos momentos iniciais da organização ou na elaboração de um projeto é fazer uso de um MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Minimamente Viável).

Essa técnica permite maior agilidade na produção de um produto, pois garante a finalização de uma versão apenas com as funcionalidades essenciais.

Deste modo, é possível economizar recursos e dispor ao cliente um protótipo que, por sua vez, pode ser colocado em testes antes do prosseguimento das tarefas.

Equipe empoderada e integrada

Outro ponto vital do desenvolvimento ágil de software é a presença de uma equipe empoderada, isto é, que não precisa esperar comandos para tomar as decisões pedidas em cada situação.

Além disso, todos os setores necessitam atuar de forma integrada com o objetivo de garantir maior eficiência durante a rotina de trabalho.

5 dicas para colocar o desenvolvimento ágil de softwares em prática

Capacite os funcionários

Com o intuito de alcançar resultados cada vez melhores, é imprescindível estimular os colaboradores a se desenvolverem profissionalmente, seja por meio de cursos ou certificações, por exemplo.

Incentive a autogestão

A velocidade necessária para atender o mundo da tecnologia exige que o fluxo de afazeres seja mais dinâmico. Por conta disso, incentivar a autonomia dos funcionários é primordial.

Solidifique os princípios do método ágil

A metodologia ágil requer uma profunda mudança na cultura organizacional. A implementação dos conceitos deve ser feita em todos os departamentos da companhia, não apenas no setor de tecnologia.

Valorize o engajamento dos profissionais

É preciso se atentar que a plena participação dos profissionais e entendimento dos conceitos do desenvolvimento ágil de softwares é primordial.

Esse engajamento é mais importante do que a modernização dos sistemas e equipamentos.

Destaque uma liderança para condução dos projetos

Mesmo com a autogestão, é essencial ter um líder capaz de desenvolver as iniciativas. Assim, a equipe dispõe de alguém para centralizar as dúvidas e tomar as decisões mais estratégicas.

Trabalhe em uma empresa que conta com métodos de desenvolvimento ágil de software

Nós, da Cadmus, sabemos que é essencial aplicar as melhores técnicas para aumentar a produtividade de nossos colaboradores. Por isso, contamos com o desenvolvimento ágil de software dentro de nossa operação.

Dispomos de um ambiente de trabalho enriquecedor e buscamos estimular uma boa relação entre todos a equipe. Outro ponto primordial é o estímulo à capacitação dos profissionais.

Quer trabalhar conosco? Entre em nosso portal e confira nossas oportunidades de carreira em TI.