5 serviços de TI que podem ser otimizados com a automação de processos

5 serviços de TI que podem ser otimizados com a automação de processos

Automação de processos para otimizar os serviços de TI

Os gastos globais em TI devem totalizar US$ 3,9 trilhões em 2020, segundo previsão do Gartner.

Em comparação ao ano passado, o aumento é de 3,4%. E um dos maiores investimentos deve ser em automação de processos (RPA).

Confira os benefícios em usar a tecnologia para otimizar atividades de serviços de TI.

Diminua os erros

Automatizar processos, além de melhorar a produtividade dos colaboradores, diminui os erros. Contar com um sistema para realizar atividades que podem ser processadas automaticamente garante que nenhuma informação importante seja perdida.

Reduza os custos

Utilizar a automação de processos permite que uma empresa tenha uma equipe mais enxuta e voltada apenas para ações estratégicas do negócio. Assim, as tarefas repetitivas do cotidiano passam a ser realizadas apenas por máquinas (robôs).

Um dos benefícios que a automação de processos oferece é justamente o custo operacional, que é reduzido, além de aumentar a lucratividade.

A longo prazo, a cultura da transformação ágil permite um ambiente altamente tecnológico e com custos cada vez menores, com possibilidade de novos negócios.

Aumente a produtividade

A partir do investimento em automação, sua empresa ganha processos mais bem estruturados, com poucos erros e sem a necessidade de retrabalho. 

As equipes também ganham em produtividade e podem desempenhar funções mais importantes e estratégicas para o negócio.

É importante pensar em um novo desenho dos fluxos operacionais, utilizando metodologias de desenvolvimento, para extrair ao máximo da automação de processos e ganhar ainda mais em otimização de tarefas.

Com a melhora da produtividade, sua companhia também ganha em eficiência e agilidade sem precisar expandir sua estrutura.

Melhore o gerenciamento e monitoramento

Monitorar, coletar, classificar e gerenciar métricas é uma das principais atividades das equipes de TI. Incluir parte desse processo para ser automatizado irá garantir maior rapidez para sua organização.

Confira os 5 principais serviços e trabalhos de TI que podem ser otimizados

1- Suporte

O suporte é responsável pelo gerenciamento e manutenção dos sistemas para todos os colaboradores de uma empresa. Nesse caso, otimizar e agilizar chamados internos e externos é uma maneira de garantir a produtividade dos usuários e ainda diminuir o tempo gasto com rotinas de suporte.

Em suporte é interessante automatizar os processos de comunicação e atendimento com um sistema de gestão de chamados. Dessa maneira, a equipe ganha em produtividade, além de criar um histórico para futuras referências.

2- Estruturação

Como observado nos benefícios da automação de processos de TI, é importante pensar na reestruturação dos fluxos produtivos para extrair ao máximo dos novos desenvolvimentos.

Elaborar e seguir um planejamento de estruturação, criar rotinas programáveis, que sigam um fluxo de cadeia de tarefas a serem executadas por um sistema, é fundamental para maximizar o uso da tecnologia.

3- Backup

Em um cenário de transformação ágil e de uso cada vez maior de informação para tomada de decisão, é importante realizar o gerenciamento de dados. 

A automação também pode realizar essa atividade, a partir de backups e cloud computing

Em casos de desastres, os backups proporcionam a recuperação imediata de informações e dados importantes para o negócio, sempre de maneira ágil e segura.

4- Rotinas de monitoramento

Investir em proteção de dados é importante para garantir segurança ao negócio. Para essa atividade, também é possível automatizar o processo e garantir confiabilidade à organização.

Com a automação de um sistema de gestão é permitido realizar o monitoramento completo de acesso e de modificação de informações no banco de dados. 

Também é possível incluir alertas imediatos para resolução de crises e relatórios completos para aprimorar a gestão segura de TI.

A partir de atividades automatizadas e do panorama completo do negócio, a equipe dedicada ao monitoramento pode identificar brechas potenciais, além de ter os recursos necessários para resolvê-las.

5- Gerenciamento de indicadores

Os dados coletados e as soluções aqui sugeridas, ao longo do tempo, podem possibilitar negócios disruptivos, mais produtivos e eficientes.

A equipe de TI precisa trabalhar com indicadores de performance. Quanto mais relevantes, confiáveis e segmentados forem essas métricas, maior base o seu negócio terá para tomar decisões seguras.

A automação se mostra fundamental nesse cenário, já que a coleta, o armazenamento e a comparação de dados podem ser realizados de maneira automática. 

Diante disso e a partir de relatórios também automáticos, é possível identificar oportunidades para melhorar a satisfação do seu público e até encontrar novas possibilidades de negócios.

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