Cinco vantagens de contratar uma squad as a service | CADMUS

Cinco vantagens de contratar uma squad as a service

Por: | 5 de abril de 2023 6Min de leitura

Sua empresa precisa desenvolver um software, e, dentre tantos modelos disponíveis no mercado, o momento de escolher aquele mais adequado para o perfil do projeto pode não ser uma tarefa fácil. Qual escolher?

O modelo de squad as a service destaca-se em várias frentes, e vamos abordar as principais vantagens em utilizar este time e ser mais assertivo e econômico ao longo do processo.

O modelo de squad as a service traz benefícios significativos para o desenvolvimento de software, com um time formado por profissionais especialistas, de maneira autônoma, dinâmica e personalizada.

Antes de entender as vantagens, vamos às contextualizações.

 

 Squad as a service é o mesmo que times dedicados?

Antes de entender as vantagens do squad as a service, é importante compreendê-lo. Também conhecido como times dedicados, ele é o resultado de uma necessidade evidente em reestruturação organizacional na área da tecnologia.

Trata-se de um modelo de negócios em que uma empresa oferece serviços de desenvolvimento de software por meio de uma equipe de especialistas altamente qualificados, chamada de “squad”.

Essa equipe é composta por profissionais de diferentes áreas, como desenvolvedores, designers, gerentes de projetos, analistas de dados, entre outros, que trabalham juntos em um projeto específico para entregar um produto ou serviço de qualidade.

O squad as a service é baseado em metodologias ágeis, em que o trabalho é dividido em sprints (ciclos de trabalho de curta duração) e cada squad é responsável por uma parte do projeto.

Isso permite que a equipe trabalhe de forma colaborativa, tomando decisões em conjunto e mantendo um alto nível de comunicação para garantir que o projeto seja entregue no prazo e com a qualidade esperada.

 

Conheça as cinco principais vantagens: 

 

1- Não se preocupe em buscar profissionais: o squad as a service traz os melhores especialistas

Quando a empresa opta por esse modelo, não precisa preocupar-se em buscar diversos profissionais no mercado, realizar diversas entrevistas e avaliar quem são as melhores opções. As questões administrativas, de RH ou fiscais – a parte chata do processo – ficam todas a cargo do parceiro.

O squad as a service prevê a contratação de especialistas em sua área de trabalho. Isso significa que a empresa tem acesso a uma equipe altamente qualificada que pode oferecer um conjunto único de habilidades e conhecimentos que podem não estar disponíveis em sua própria equipe.

 

2- Mais flexibilidade ao longo do processo de desenvolvimento do projeto

Ao optar pelo modelo de squad as a service, a empresa pode escolher o tamanho e a duração do projeto ou trabalho específico.

Isso traz mais flexibilidade, pois a organização pode aumentar ou diminuir a equipe, dependendo das demandas que surgem ao longo do projeto. Neste modelo, é bem comum que equipes comecem de uma forma e acabem assumindo outras funções ao longo do mesmo projeto.

 

3- O squad as service reduz custos e permite focar no que realmente importa

Ter uma equipe de desenvolvimento de software contratada no modelo de squad as a service pode ser mais econômico do que estruturar uma equipe em casa.

Os custos associados ao processo seletivo e à contratação, bem como dos treinamentos, já estão todos embutidos no valor acordado com o parceiro.

Assim, é possível concentrar-se em seu núcleo de negócios, sem se preocupar em desenvolver as habilidades necessárias para concluir o projeto. Isso permite também uma dedicação maior de tempo e recursos para as atividades principais do negócio.

 

4 – Soluções inovadoras e metas mais ágeis

Contar com uma squad as a service, de certa forma, promove uma atitude autônoma. Aqui, os profissionais do time dedicado trazem uma nova perspectiva e maneira de trabalhar, são livres para tomar decisões, com soluções inovadoras e assertivas para alcançar as metas com mais agilidade.

A equipe contratada pode ter processos e metodologias diferentes que podem trazer uma abordagem inovadora para a organização e acelerar a conclusão do projeto.

 

 5- Mais que desenvolver: a gestão do squad as a service também faz a diferença

 Considerando as especificidades que o desenvolvimento de software envolve, a gerir um time de especialistas quando tecnologia não é o seu core business, pode não ser uma tarefa complexa.

Quando a gestão do time está sob a responsabilidade não só de quem selecionou, mas também de quem domina os processos, fica mais fácil identificar problemas e suas eventuais soluções.

Ou seja, com a contratação de um squad as a service, os resultados são obtidos com mais eficiência. Isso permite que haja uma assertividade das ações e na gestão do projeto. Ao final, isso é sinônimo de um projeto de desenvolvimento de r mais rápido.

Agora que você já conhece as vantagens dos times dedicados em relação a um body shop de TI é hora de escolher o time ideal para o seu projeto.

A Cadmus atua no modelo de squad as a service e disponibiliza os melhores especialistas, acompanhando não só as etapas do desenvolvimento, como também a gestão da equipe, conforme a necessidade de cada cliente. Descubra mais! https://cadmus.com.br/contato