5 erros na automação de processos que devem ser evitados

5 erros na automação de processos que devem ser evitados

Por: | 13 de fevereiro de 2020 5Min de leitura

A automação de processos é uma estratégia que traz uma série de benefícios para as empresas. Esse procedimento se define por meio da implementação de um sistema automático pelo qual é possível eliminar processos repetitivos através de soluções tecnológicas.

Leia mais: 5 serviços de TI que podem ser otimizados com a automação de processos

Além de uma evolução na qualidade dos serviços prestados, a decisão de implementar tal mecanismo pode gerar economia de recursos financeiros e de tempo. Com isso, é possível designar aos funcionários da empresa funções de definição de estratégias.

5 erros comuns na hora da automação dos processos

Mesmo com tantas vantagens, não é difícil encontrar dificuldades e falhas dentro das empresas no momento de realizar a automação de processos. Neste texto, iremos reunir os 5 principais erros em cenários como esse.

Falta de planejamento

É essencial que a estratégia de automação de processos seja feita com planejamento. Como um processo complexo e desafiador que é, a automação de processos necessita que todas suas funções sejam definidas com cautela e aplicadas de forma inteligente em cada etapa.

Não preparar funcionários

Para funcionar bem, uma empresa precisa que todos estejam em uma boa sintonia. E isso vale também para as relações homem-máquina, isto é, entre os funcionários da empresa e os softwares e/ou computadores.

O processo de automação de processos pode ser difícil, sobretudo se não houver um treinamento anterior. A partir do dia inicial do sistema autônomo, todos da equipe devem compreender como serão suas interações.

Somente quando houver essa relação em bom nível a empresa poderá desfrutar dos benefícios dessa modernização da dinâmica interna.

Confira também: 5 dicas para uma transformação ágil de sucesso

Não acompanhamento de metas

Para planejar a implementação de sistemas autônomos é preciso definir quais os objetivos principais a serem alcançados.

Como exemplo, as empresas precisam buscar saber qual pode ser o impacto financeiro das novas tecnologias no curto, médio e longo prazo.

Assim, é possível descobrir o ROI (retorno sobre investimentos, em tradução livre). Tal métrica ajuda a avaliar o desempenho e a definir novas estratégias.

Dificuldade na manutenção

Dentro do mundo da tecnologia da informação, mudanças são constantes. Softwares e hardwares podem se tornar obsoletos de um dia para o outro e novas tecnologias podem emergir na mesma frequência.

Por conta disso, é preciso se atentar ao fato de que os sistemas desenvolvidos para automação de processos precisam de cuidado constante, bem como aprimoramento quando necessário.

Falta de foco no usuário final

A criação de cada nova tecnologia dentro de uma empresa não pode esquecer do mais importante: a facilidade de utilização para o usuário final.

Isso é de suma importância na hora de desenvolver o processo, uma vez que esse público será justamente o responsável por lidar com a nova tecnologia. Portanto, é necessário se atentar aos feedbacks e buscar corrigir eventuais falhas.

Trabalhe com automação de processos dentro da Cadmus

Com grande experiência em ajudar as empresas a desenvolverem suas transformações digitais, a Cadmus investe na seleção dos melhores profissionais do mercado de tecnologia da informação.

Nossa cultura é voltada para o desenvolvimento ágil das ideias dos clientes. Quer trabalhar conosco? Confira nosso portal de vagas e veja novas oportunidades nas mais diversas áreas do TI.