5 dicas para uma transformação ágil de sucesso

5 dicas para uma transformação ágil de sucesso

Por: | 21 de janeiro de 2020 4Min de leitura

Atualmente, com a velocidade em que novos recursos tecnológicos são

lançados, as empresas enfrentam constantes desafios para atender às expectativas dos clientes e se manterem competitivas no mercado. Diante deste cenário, a transformação ágil pode aumentar consideravelmente as perspectivas de sucesso de um negócio.

A transformação ágil, basicamente, é a melhoria de processos internos, com o uso da tecnologia, a partir de um processo educacional e cultural desenvolvido em todos os setores de um negócio.

Confira 5 dicas para uma transformação ágil de sucesso

 

Definição de objetivos claros

Antes de investir na melhoria dos processos, é necessário identificar as metas de negócios e como a mudança para uma nova metodologia irá permitir que o setor alcance esses objetivos.

Por isso, a análise de negócios garante que os novos processos sejam realmente eficazes para melhorar os resultados.

É preciso também avaliar com frequência a eficiência dessas novas metodologias. Assim, caso seja necessário, mudanças podem ser realizadas para aprimorar os processos.

Realizar a mudança de processos

Após identificar as metas e objetivos, chega o momento de detalhar exatamente como os colaboradores irão fazer a transição da metodologia atual para a ágil.

Assim, é necessário também fazer uma avaliação sobre como a transformação ágil irá modificar os processos internos.

Nesse sentido, é interessante contar com a experiência e conhecimento de um especialista em gerenciamento de mudança, desde o início do processo.

Desenvolver um benchmarking

Para o sucesso da transformação ágil no seu negócio, é necessário realizar a comparação entre as metodologias atuais de gerenciamento de projetos e o gerenciamento ágil.

Por isso, identifique os pontos de possíveis riscos e prepare os colaboradores para lidar com esses problemas que possam surgir com a nova metodologia.

Reveja tecnologias

As tecnologias e os processos atuais precisam ser revistos para determinar as mudanças necessárias. 

Assim, é preciso também do especialista em gerenciamento de mudanças para garantir a qualidade dos novos processos e de que nada seja perdido.

Implemente a cultura de transformação digital

Caso todas as novas metodologias já estejam implementadas e entregando os resultados esperados, é necessário implantar a cultura de transformação ágil.

Para isso, é necessário um trabalho de comunicação frequente e transparente. Assim, é assegurado que todos os colaboradores fiquem sempre atualizados com o progresso e o desenvolvimento da transformação ágil.

 

Trabalhe em uma empresa especialista em transformação ágil

A Cadmus tem mais de 25 anos no mercado e é especialista em realizar transformação ágil e digital em empresas. 

Somos incansáveis na busca dos melhores talentos porque só com pessoas extraordinárias entregamos resultados extraordinários

Seja com a busca do melhor profissional de TI, seja com desenvolvimento ágil dando vida à ideias, seja com a nova cultura digital, nós nos apaixonamos pelo negócio dos nossos clientes e é isso que nos move.

A Cadmus incentiva a capacitação contínua e oferece o Programa de Certificações, que disponibiliza reembolso de até 40% referente as certificações realizadas após a contratação, desde que sejam aplicadas em TI. Além disso, todos os contratados têm direito a 50% de desconto nos cursos e treinamentos da Liga Ágil.

Venha trabalhar com a gente, temos vagas para desenvolvedor de TI para profissionais que procuram crescimento profissional. Acesse nosso portal e candidate-se agora mesmo!