O que uma ferramenta de BI ideal precisa ter? | CADMUS

O que uma ferramenta de BI ideal precisa ter?

Por: | 3 de novembro de 2022 7Min de leitura

O Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Mercado em tradução literal, é uma ferramenta que transforma dados em visões acionáveis ​​que podem definir as decisões de negócios de uma organização. 

Na prática, a empresa tem uma visão abrangente dos dados de toda a organização, usando-os para gerar mudanças positivas, eliminando a ineficiência e se adaptando rapidamente às mudanças do mercado. 

Neste post, confira o que é uma ferramenta de BI, como ela pode ajudar sua empresa e quais as características principais que essa solução precisa ter. 

O que é uma ferramenta de BI? 

O Business Intelligence tradicional (com iniciais maiúsculas) surgiu, originalmente, na década de 1960, como um sistema para compartilhar informações nas organizações. 

Desenvolveu-se nos anos 80, com modelos computacionais, para auxiliar na tomada de decisões e transformar os dados em informações, antes de se tornar um recurso específico oferecido pelas equipes de BI com soluções de serviço dependentes da Tecnologia da Informação. 

As soluções de BI modernas priorizam a análise de autoatendimento flexível, dados governados em plataformas confiáveis, a autonomia dos usuários comerciais e o acesso rápido à informação. 

Como funciona? 

As ferramentas de BI acessam e analisam conjuntos de dados e apresentam resultados analíticos em relatórios, resumos, painéis, gráficos, tabelas e mapas, para fornecer aos usuários informações detalhadas sobre o estado dos negócios. 

O termo Business Intelligence, muitas vezes, também se refere a uma variedade de ferramentas que fornecem acesso rápido e fácil a respostas sobre o estado atual de uma organização, com base nos dados disponíveis. 

As ferramentas de Business Intelligence são softwares que coletam e processam grandes quantidades de dados não estruturados de sistemas internos e externos, incluindo documentos, imagens, arquivos e e-mails, por exemplo. 

Nesse sentido, podem executar funções como análise e visualização de dados, gerenciamento de desempenho, extração de relatórios, análise de texto e outros. 

Assim, os resultados dão, aos funcionários e gerentes, o poder de acelerar e melhorar a tomada de decisões, aumentar a eficiência operacional, identificar novos potenciais de receita e tendências de mercado, relatar KPIs e encontrar novas oportunidades de negócios. 

Como a ferramenta pode ajudar a empresa? 

Uma boa ferramenta de Business Intelligence pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões de acordo com dados atuais e históricos, fornecendo insights relacionados aos negócios. Os analistas podem usar o BI para oferecer dados de desempenho e concorrência. 

Além disso, é possível, a partir da ferramenta de BI, identificar tendências de mercado com mais facilidade, facilitando estratégias para aumento dos lucros ou vendas. 

Quando usados da forma adequada, os dados podem contribuir para diversas áreas, desde a conformidade até o recrutamento de pessoal. Confira como o Business Intelligence pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões a partir dos dados: 

  • Identificando maneiras de aumentar os lucros;
  • Analisando o comportamento dos clientes;
  • Comparando dados da concorrência;
  • Acompanhando o desempenho;
  • Otimizando as operações;
  • Prevendo o sucesso;
  • Identificando tendências de mercado;
  • Descobrindo erros ou problemas.

Quais as características da solução de BI ideal? 

Para ter sucesso no mundo dinâmico dos negócios, hoje, as organizações devem ser orientadas por dados e promover uma cultura também orientada por eles. 

Para isso, os líderes precisam de uma plataforma moderna de Business Intelligence que ajude a ver e entender seus dados. As plataformas de inteligência de negócios, são mais que pacotes de software de análise de negócios, elas dão suporte à estratégia de BI da organização, facilitando o acesso e a análise de seus dados. 

Entenda que plataformas de análise simples importam, limpam, analisam e preveem dados, já as plataformas de inteligência de negócios são mais robustas, dinâmicas e podem se adaptar à medida que você aumenta sua estratégia de BI. 

Graças à união da tecnologia e expertise da Cadmus com a Domo, um ambiente completo para Business Intelligence, que não precisa de nenhum outro software e nem infraestrutura, sua organização pode ter a solução ideal de BI incluindo diferenciais exclusivos, entre eles: 

       Plataforma abrangente com integração de dados e BI de qualquer lugar; 

      Possibilidade de criar fluxos de trabalho conduzidos por aplicativos 100 % em nuvem; 

       Painéis de autoatendimento personalizáveis, com relatórios em tempo real e interativos, gerando transparência; 

       Criar aplicativos personalizados que também podem ser compartilhados externamente; 

       Soluções para BI e aplicativos de dados que fornecem mais valor em menos tempo. 

Solução inteligência de negócios da Cadmus: ferramenta de Bi ideal 

Com foco em transformação digital, a Cadmus conta com profissionais especializados para entregar a melhor solução para a sua empresa. 

Assim, seja qual for sua área de negócio, independente do volume de informações, é possível transformar em dados estruturados. Isso pode impulsionar e direcionar ações estratégicas e focadas. 

Além disso, a Cadmus conta com um modelo de delivery de BI único no mercado, inspirado em delivery com desenvolvimento ágil de software. 

Ainda, nossa solução entrega dados transformados em informações relevantes para os negócios, impulsionando tomadas de decisão efetivas e ágeis, graças às tecnologias de ponta aliadas à capacidade analítica dos cientistas de dados. 

Fale com nossos especialistas e conheça mais sobre a solução de Inteligência de Negócios da Cadmus.