Inteligência Artificial: veja como a tecnologia ajuda na análise de dados! | CADMUS

Inteligência Artificial: veja como a tecnologia ajuda na análise de dados!

Por: | 5 de outubro de 2022 6Min de leitura

Sua empresa usa Inteligência Artificial (IA) para analisar os dados?

Um relatório publicado pela Forrester, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, indicou que as organizações data-driven, aquelas que são orientadas por dados, têm potencial para crescer, em média, 30% ao ano.

Ao analisar esse percentual, podemos chegar à seguinte conclusão: analisar os dados e usá-los de forma inteligente é uma estratégia obrigatória para as empresas que querem se manter ativas.

O avanço da digitalização e o fácil acesso à internet possibilitou que muitas organizações passassem a coletar, armazenar e monitorar dados.

À primeira vista, isso parece ótimo. Mas, em um mercado cada vez mais competitivo, ver o concorrente usando as informações indica que a sua empresa está a um passo de ser superada, caso não utilize os dados a favor dos negócios.

Neste artigo, mostramos a importância de otimizar o processo e quais são os benefícios de fazer a análise com o apoio de Artificial Intelligence (AI)!

Boa leitura!

A importância de otimizar o processo de análise de dados

Hoje, tomar decisões em velocidade recorde é o que diferencia as grandes marcas do mercado. Agilidade significa resolver problemas antes que se transformem em prejuízos, aproveitar melhor as oportunidades e direcionar os recursos de forma inteligente.

Contudo, para que a empresa chegue ao patamar de conseguir tomar decisões nessa velocidade é necessário uma coisa: conhecimento. E isso só pode ser adquirido por meio de dados.

Como mencionamos, o mercado está disputado e, ao que parece, a competitividade continuará crescendo conforme aumenta o número de empresas em atuação.

Otimizar o processo de análise de dados é, portanto, uma estratégia determinante para as marcas que querem sobressair e ter uma chance. É um pilar que pode manter os negócios ativos e consagrar a empresa como o símbolo do sucesso.

 

Benefícios da análise de dados com Inteligência Artificial

Como funcionava a análise de dados antes de tecnologias como BI, Machine Learning, IA e Big Data? O gestor provavelmente precisava coletar dados e fazer a verificação das informações manualmente.

O ponto é que os resultados dessa análise dificilmente impactavam nas estratégias de negócios por se tratar de algo raso. E, mais, era uma prática que tomava tempo e exigia muito esforço.

No entanto, graças às novas tecnologias, esse tipo de procedimento foi praticamente extinto — pelo menos para as empresas que decidiram apostar na inovação.

Abaixo, veja 4 benefícios de realizar a análise de dados com o apoio de Inteligência Artificial:

1- Agilidade

Ferramentas com Artificial Intelligence conseguem analisar um grande volume de dados de forma totalmente automática. Isso significa que as informações ficam acessíveis aos gestores em menos tempo, e que esses profissionais conseguem se tornar mais ágeis na tomada de decisão e na resolução de problemas.

2- Visão integrada da empresa

Se antes os dados ficavam distribuídos por setores, hoje todas as informações podem ser integradas e analisadas de uma só vez com Inteligência Artificial. A IA garante uma visão integrada de toda a empresa, o que favorece a gestão e o direcionamento das estratégias.

3- Tomada de decisão precisa

Além da agilidade e visão integrada, a análise de dados com IA também beneficia o gestor com uma tomada de decisão mais precisa. Afinal, os dados e as informações coletados pela AI dão mais credibilidade às suas estratégias e reforçam a perspectiva sobre as oportunidades.

4- Redução de erros

Como a análise das informações é realizada por meio de Inteligência Artificial, o gestor consegue ainda reduzir a incidência de erros humanos e garantir praticamente 100% de precisão no processo.

Como a Inteligência Artificial ajuda na análise de dados

Embora a Inteligência Artificial não seja um termo desconhecido, ainda hoje existem pessoas que não sabem como ela funciona nem como pode ajudar na análise de dados.

Por isso, vamos explicar com um exemplo:

Digamos que uma empresa de tecnologia adquiriu um software com Inteligência Artificial. Aqui, a IA está integrada na solução, por isso a ferramenta poderá analisar os dados de qualquer fonte automaticamente e fornecer informações primordiais ao gestor.

Ou seja, nesse caso específico a empresa não precisa se preocupar em instalar outros dispositivos ou baixar aplicações. Se tiver apenas o acesso a esse sistema inteligente, a análise de dados pode ser feita em questão de segundos e em poucos cliques.

Cadmus: parceira para a análise de dados inteligente

A Cadmus é uma empresa focada em transformação digital que conta com profissionais especializados para entregar produtos e serviços extraordinários.

As soluções entregues pelo grupo servem para qualquer área de negócio que precise tratar qualuer volume de informação e que queira transformá-las em dados estruturados que irão direcionar ações estratégicas, táticas e operacionais.

São mais de 27 anos atuando no mercado digital e, nesse tempo, a Cadmus fez história junto a outras grandes empresas.

Quer conhecer o início dessas histórias? Confira os cases!