Inteligência de Negócios: como melhorar o uso de dados? | CADMUS

Inteligência de Negócios: como melhorar o uso de dados?

Por: | 17 de agosto de 2022 7Min de leitura

Você já ouviu falar em Business Intelligence?

Segundo um relatório produzido pela Manchester Street, a complexidade de implementação e a falta de integração de dados estão entre os maiores desafios técnicos que as empresas enfrentam para o uso das informações.

Esses desafios, quando não superados, tendem a prejudicar as organizações de inúmeras formas, a começar pela tomada de decisão precária. E podem, inclusive, reduzir a competitividade.

Será que melhorar o uso de dados é realmente importante ou isso é apenas uma “lenda urbana”?

E, mais, como a empresa pode fazer o melhor uso das informações para garantir mais inteligência de negócios?

Foi para responder a essas questões que preparamos este artigo.

Boa leitura!

Por que melhorar o uso de dados deve ser prioridade?

Você já ouviu falar aquela frase que diz: “Conhecimento é poder”?

Então, ela se encaixa perfeitamente nesse tópico porque nos dias atuais é o acesso aos dados que dá conhecimento e poder para as empresas direcionarem suas estratégias e melhorarem a tomada de decisão.

  • Como você acha que um CTO saberá o que é melhor para um projeto se ele não tiver acesso aos resultados de outros projetos?
  • Como o CIO vai reduzir os custos operacionais se não possuir dados atualizados que o ajudem a direcionar os recursos?
  • Como a equipe de marketing poderá atrair mais leads para o comercial se não souber quais estratégias estão sendo assertivas?
  • Como o CEO da empresa poderá captar mais recursos se não tiver acesso à informações para apresentar aos investidores?

Usar dados é utilizar as informações de forma inteligente e a favor dos negócios. É manter o conhecimento afiado e garantir insights que realmente ajudem a empresa a sobressair.

O termo Business Intelligence (BI), também conhecido como Inteligência de Negócios, trata da coleta, do uso, do monitoramento e do armazenamento de dados para garantir mais assertividade na gestão da empresa.

E, de acordo com a empresa de consultoria global IDC, 73% dos líderes de organizações inovadoras já investem em BI tools (ferramentas de Business Intelligence) para tomar decisões com base em dados.

Como melhorar o aproveitamento de dados

Além da complexidade de implementação e da falta de integração de dados, há outro desafio que precisa ser superado para a empresa usar as informações de forma eficiente: a LGPD.

A Lei Geral de Proteção de Dados, que está em vigor desde 2020, exige total zelo e respeito pelos direitos dos titulares dos dados pessoais, e estabelece que o uso indevido das informações pode resultar na aplicação de penalidades.

Nesse sentido, fazer um bom uso de dados e conseguir alcançar melhores resultados nas análises parece cada dia mais distante. Mas sem pânico. Existem formas da empresa melhorar o aproveitamento de dados sem que os desafios acima se tornem um empecilho.

Abaixo preparamos algumas dicas que podem ajudar. Confira!

1- Identifique os dados que auxiliam no alcance dos objetivos

Quantidade de dados não representa qualidade, então é muito importante que a empresa tenha um objetivo claro de negócio para saber exatamente quais informações são relevantes.

Quer atrair mais leads? Quer aumentar as vendas? Quer reduzir os custos? Quer diminuir o cancelamento de serviços? Quer descobrir qual é o produto favorito do seu cliente? Quer aumentar a produtividade corporativa?

A empresa precisa saber quais são as informações, métricas e indicadores que podem ajudar na geração de insights e no alcance das metas.

2- Analise as informações periodicamente

Se a empresa quer tomar decisões assertivas é fundamental utilizar dados confiáveis e atualizados, do contrário pode elaborar estratégias ineficazes e até comprometer processos.

Analisar informações periodicamente, excluir dados duplicados e identificar informações irrelevantes, por exemplo, são ações simples mas que podem ajudar muito a melhorar o uso dos dados.

3- Garanta uma visão ampla sobre os dados

Outro fator importante para melhorar o aproveitamento das informações está atrelado à integração de dados. Como falamos acima, esse é um dos principais desafios, mas a empresa precisa buscar formas de centralizar tudo para garantir uma visão ampla sobre os negócios e adquirir mais conhecimento.

4- Defina políticas de uso

Quem pode acessar as informações? Qual é o número mínimo de dados que precisa ser coletado? Quando as pessoas podem acessar esses dados e de que forma?

Definir políticas de uso é outra ação importante para a empresa garantir a segurança das informações, ter maior controle sobre os dados e melhorar as análises. Não só isso, para cumprir com a LGPD e evitar penalizações.

5- Utilize dashboards e relatórios

Dashboards e relatórios são ferramentas interessantes que podem simplificar o entendimento sobre os dados. A apresentação das informações nesses formatos pode contribuir para uma tomada de decisão mais ágil, além de otimizar a geração de novos insights.

6- Tenha BI tools que transformam dados e ajudam na tomada de decisão

Além de identificar os dados mais relevantes, monitorar as informações periodicamente, integrar dados, definir políticas de uso e utilizar dashboard e relatórios, não podemos esquecer de mencionar que a empresa deve investir em BI tools para reduzir erros e agilizar análises.

Assim como os dashboards e relatórios, as ferramentas de Business Intelligence ajudam no gerenciamento e compreensão dos dados, e também contribuem para a tomada de decisão.

 

Preparado para colocar as dicas em prática e melhorar o uso de dados?

Se gostou desse conteúdo, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre Inteligência de Negócios!