Por: | 8 de fevereiro de 2023 8Min de leitura
O que muda no mercado em 2023? Quais são as principais tendências em tecnologia na era digital?
Pensando em toda a transformação digital nestes últimos anos, é impossível imaginar uma empresa que não tenha sido impactada pelo avanço da tecnologia, sistemas e ferramentas no setor de TI.
Entender a adequar-se a estas mudanças tornou-se obrigatório em grandes e pequenos negócios, como a forma principal de manter-se sempre atualizado e conquistar novos clientes.
Segundo o Gartner, líder mundial em pesquisas para empresas, os diretores e executivos de TI devem olhar além da economia de custos para novas formas de excelência operacional, e para isso, é preciso acelerar a transformação digital.
No entanto, entregar somente tecnologia não será suficiente. O mercado tem sido cada vez mais impactado e tido suas decisões pautadas com base em políticas ambientais, sociais e de governança (ESG), que se traduzem na responsabilidade compartilhada de aplicar recursos sustentáveis.
As empresas devem buscar a melhora em eficiência energética e de materiais dos serviços de TI, por meio de recursos como rastreabilidade, análise, energia renovável e IA, além de implementar recursos de TI visando ajudar seus clientes.
O uso de robôs em softwares e processamento de dados são tendências em tecnologia que vêm ganhando notoriedade nestes últimos anos. Responsáveis por diminuírem processos, os robôs aumentam a eficiência e contribuem com os fluxos em todos os setores das empresas.
O RPA (Robot Process Automation) tende a ganhar um espaço maior, com a automação transformando informações e processos.
Os algoritmos agora são capazes não apenas de executar ações programadas, mas de aprender novas funções, e realizar os comandos que seriam executados por uma pessoa real. Por mais que não substitua o trabalho humano, evita um desperdício de funções que podem ser automatizadas.
Ainda mais, soma-se a isso o avanço na experiência do cliente. Na era da tecnologia, é necessário a adoção e dimensionamento de bots automatizados para oferecer aos clientes um atendimento do início ao fim. Afinal, todas as pessoas esperam isso. A boa notícia é que os chatbots continuam avançando com rapidez, e, em 2023, teremos o dimensionamento de bots de texto somado ao progresso com bots de voz e vídeo.
O resultado será empresas usando esse tipo de recurso em um novo nível de automação, velocidade e disponibilidade. Os chatbots ajudarão ainda mais a dimensionar o atendimento ao cliente, aumentar a eficiência e permitir que as empresas cresçam, e que marcas aprimorem a automação de marketing e vendas.
Imagina o seguinte cenário: robôs avançados respondendo a perguntas sobre produtos ou preços, agendando entregas e aceitando pagamentos, em um único ambiente. O futuro cada vez mais automatizado já é uma grande realidade e não apenas uma tendência em tecnologia.
Juntamente com isso, outra tendência em tecnologia neste ano de 2023, segundo a Gartner, está no uso de Plataformas de Nuvem do setor. As empresas usarão as ferramentas das plataformas de Computação em Nuvem de setor como blocos de construção, compondo suas iniciativas de negócios digitais de formas exclusivas e diferenciadas, proporcionando agilidade, inovação e agilizando o go to market.
Além disso, armazenar em Nuvem permite que os times acessem as informações salvas no sistema em tempo real e sem barreiras geográficas limitantes, já que trabalhar com dados requer informações rápidas, em tempo real, ao alcance de todos, principalmente por parte dos gestores.
E por falar em dados, ferramentas para trabalhá-los estão entre as tendências em tecnologia. Esqueça as suposições na tomada de decisões: os dados em tempo real serão usados estrategicamente, de maneira mais assertiva.
Dessa forma, é hora de estabelecer uma cultura de data driven, com análises de informações feitas de maneira inteligente, em dashboards e indicadores que permitem visualizar ações que estão gerando resultados positivos e também aquelas que precisam de ajustes.
Utilizando o “Big Data”, empresas aprenderam a extrair importantes dados coletados nos meios digitais. Porém, com tantas informações vindas de fontes diferentes, o que será necessário para gerenciar essa grande massa de dados? O BI e a inteligência artificial estão entre esses pontos.
Simultaneamente, especialistas apontam o uso de novas tecnologias com a presença intensiva da inteligência artificial. Em 2023, são esperados 97 zettabytes de informação produzida no mundo.
Segundo a plataforma online de dados Statista, em 2025, serão 181 zettabytes. A partir deste ano, será preciso um esforço para controlar as despesas com tecnologia, tornando mais eficiente o gerenciamento das informações.
Os sistemas de Inteligência Artificial estão mais adaptáveis, visando treinar continuamente os modelos já existentes e aprendendo em ambientes de tempo de execução.
Eles são criados também desenvolvem a base em novos dados para se adaptar rapidamente às mudanças do mundo real, que não estavam previstas ou disponíveis inicialmente. Por outro lado, utilizam também o feedback em tempo real, mudando seu aprendizado dinamicamente e ajustando as metas.
Em síntese, não existe uma fórmula mágica, muito menos uma resposta simples. Olhando para esse cenário de tendências, será imprescindível não só um investimento nas novas tecnologias, mas também investir na otimização da formação de talentos cada vez mais preparados para a realidade do mercado.
Profissionais que possuem conhecimentos em Data Analytics serão muito requisitados para organizarem informações digitais visando impulsionar as soluções com menos impactos negativos ao meio ambiente e custos operacionais.
E, as empresas que buscam o crescimento constante de seus negócios terão que alinhar as tendências tecnológicas a profissionais capacitados, parceiros estratégicos e uma visão de negócio mais assertiva em 2023.
Entre em contato e veja como Cadmus pode ajudar a sua empresa na jornada de transformação digital e adequar-se a essas tendências assertivamente.