CADMUS | Squad de TI X Body Shops de TI

Saiba a melhor opção entre Squads de TI x Body Shop de TI

Por: | 9 de março de 2023 6Min de leitura

No momento inicial de um projeto de desenvolvimento de software, é importante que a empresa saiba o foco e perfil, pois no mercado existem muitas opções de contratação de mão de obra. Entre elas, duas acabam se destacando no competitivo setor de TI: Times Dedicados (squad de TI) e ou Body Shop de TI.

 

Você sabe reconhecer o que difere um modelo do outro? É uma dúvida que pode surgir no momento de escolher o que melhor se encaixa para a estratégia de sua empresa. 

 

O que são Squads de TI? 

O modelo de Times Dedicados, ou, squad de TI, é formado por uma equipe de profissionais que trabalham juntos em um projeto de tecnologia, com o objetivo de desenvolver, manter e melhorar um produto ou serviço. 

 

Aliás, este termo “squad” vem da metodologia ágil de desenvolvimento de software, na qual pequenas equipes multidisciplinares trabalham de forma colaborativa e autônoma em tarefas específicas dentro do projeto. 

 

Resumindo, ele passa a ser mais que um modelo de trabalho. O conceito de metodologia ágil tem como objetivo o de criar uma esteira de processos mais fluída entre as pessoas de uma equipe ou entre as áreas de uma empresa. 

 

Uma das características no trabalho de um squad de TI está em sua independência, ou seja, os envolvidos no projeto podem agir com maior liberdade, sem bloqueios burocráticos ou entraves do dia a dia.

 

Mas, o que são Body Shops de TI?

 

Para começar a perceber a diferença, vale destacar o que é Body Shop. Trata-se de uma expressão em inglês que, no contexto de TI, é usada para se referir a empresas que oferecem serviços de terceirização de mão de obra para desenvolvimento de projetos.

 

Os fornecedores desse tipo de serviço – body shop de TI – geralmente atuam como intermediários entre as empresas que precisam de profissionais de TI e quem atua nesse segmento. 

 

Eles têm como objetivo encontrar e fornecer profissionais qualificados de TI para seus clientes, que podem ser desde pequenas empresas até grandes corporações.

 

Os profissionais de TI fornecidos pelas empresas de body shop são geralmente contratados como prestadores de serviços ou consultores, e trabalham diretamente nas instalações do cliente, integrando-se às equipes existentes ou formando novas equipes para desenvolver, manter ou melhorar sistemas de TI específicos.

 

Embora, tanto o squad quanto o body shop sejam termos comuns no contexto de Tecnologia da Informação, eles se referem a conceitos diferentes.

 

Saber as diferenças entre squad de TI e body shop pode ajudar no momento de escolher

 

Pensando na rotina de uma empresa, quando falamos de squad de TI, geralmente composta por desenvolvedores, designers, analistas de negócios e especialistas em qualidade, estamos falando de pessoas que trabalham juntos de forma colaborativa e autônoma em um projeto de TI. 

 

Por outro lado, as empresas de body shop atuam somente como intermediárias, e os profissionais de TI qualificados que trabalham diretamente nas instalações do cliente, integram equipes existentes ou formam novas equipes para desenvolver, manter ou melhorar sistemas de TI específicos. Mas, as diferenças não param por aí.

 

Ao optar por um squad de TI, a empresa passa a trabalhar em estreita colaboração com o time, o que pode garantir a qualidade do produto final, pois as habilidades complementares de cada membro da equipe se combinam para alcançar um objetivo comum.

 

O squad é responsável por todo o ciclo de vida do produto, desde a concepção até a entrega e manutenção.

 

Os membros do time passam a ter uma forte identidade com o projeto e se sentem responsáveis ​​pela sua entrega. Isso aumenta o comprometimento e a motivação da equipe, resultando em entregas de melhor qualidade.

 

Em geral, o squad de TI é uma abordagem eficaz para projetos de TI complexos e em constante evolução, que exigem uma abordagem ágil e multidisciplinar. Ele pode ajudar a garantir a entrega de produtos e serviços de alta qualidade, de forma mais rápida e eficiente, com foco no usuário e na melhoria contínua.

 

Já o body shop de TI pode ser uma excelente opção para empresas que precisam de profissionais de TI especializados em curto prazo, sem os custos e esforços envolvidos no processo de recrutamento e seleção.

 

As empresas de body shop de TI também podem fornecer profissionais altamente qualificados e experientes em diferentes áreas de TI, trazendo um grande valor para o projeto da sua empresa.

 

Se você ainda não sabe qual modelo optar, a Cadmus pode ajudar. Além do squade de TI com profissionais que já trabalham juntos por um longo período, você não precisa se preocupar com gestão.

 

A Cadmus cuida de todo o processo, de forma exclusiva, resultando em um produto final mais assertivo. Entre em contato para maiores informações!