Por: | 31 de outubro de 2019 6Min de leitura
Você sabia que grande parte dos consumidores preferem interagir com a tecnologia e chatbots do que com humanos? Com exceção de setores especializados, isso já tem se tornado uma realidade na área de vendas e atendimento ao cliente.
Chatbots, ou simplesmente bots, são sistemas de inteligência artificial programados para interagir com humanos e tem sido cada vez mais utilizados pelas empresas para atender seus consumidores.
Por ser um recurso que recebe e processa um alto volume de dados, os bots ajudam o cliente a localizar produtos apropriados de acordo com sua busca, possibilita comparar característica entre eles e guia o processo de compra e checkout do consumidor.
Além disso os chatbots também memorizam todo histórico de interação com o usuário. Dessa forma, eles criam mensagens personalizadas baseadas em suas necessidades.
Cada vez mais exigentes, os consumidores estão percebendo que a inteligência artificial (IA) é capaz de proporcionar uma experiência rápida e eficaz. Por isso, os chatbots têm sido a escolha de muitas empresas.
Entenda quais são as vantagens:
Nessa etapa, a equipe compreende os problemas que afeta o público-alvo. Dessa forma, é preciso resolver esse desafio com o desenvolvimento de um novo produto ou serviço.
Além disso, o time deve usar a aproximação e a empatia para atender as necessidades e solucionar as dores do usuário. É importante prever situações atípicas.
Durante esse processo, a empresa busca reunir grupos que têm diferentes papéis relacionados à criação do produto ou serviço. Isso envolve o usuários, fornecedores, colaboradores e pessoas da comunidade.
Assim é possível gerar vários insights para que não haja nenhum julgamento ou censura sobre as propostas, fluindo livremente nessa etapa.
Atendimento rápido: Uma das vantagens do chatbot é que ele elimina o tempo em que o cliente precisa aguardar algum atendente desocupar uma linha.
Armazenamento: Diferente de outros processos de atendimento, o chatbot tem acesso a todos os dados das interações anteriores, o que facilita na identificação e compreensão das necessidades do cliente.
Impessoalidade: Grande parte dos usuários preferem interagir com a tecnologia, uma vez que ela não mostra insistência, impaciência e é clara.
Dados: Para contatar um consumidor, o atendente precisaria consultar o sistema para obter uma série de informações, além de ter que filtrar cada uma delas. Para realizar esse mesmo processo, o chatbot levaria menos tempo, além de ser mais assertivo.
Os chatbots trazem diversos benefícios às empresas por serem extremamente eficientes, além de não possuírem limitações que um call center tradicional teria.
Através dos bots também é possível integrar uma infinidade de dados, ainda mais porque através dessa forma de atendimento a interação com usuários simultâneos é maior. Dessa forma, a empresa não deixa o cliente insatisfeito devido ao tempo de espera.
Normalmente o bot possui uma codificação mais simples e um roteiro mais limitado. Isso significa que eles são programados para atender comandos específicos e por isso não há flexibilidade no atendimento.
Não que os chatbots não sejam sistemas inteligentes. Prova disso é que são utilizados por grandes empresas e demonstram um excelente desempenho.
No entanto, é preciso entender que se o usuário se comunica de alguma forma não esperada pelo desenvolvedor do diálogo, o bot não conseguirá compreender o cliente. Isso deve ser previsto antecipadamente.
MACHINE LEARNING: Esse tipo de chatbot é desenvolvido através com um cérebro artificial. Sua programação se estende além dos comandos básicos, uma vez que ele consegue compreender o mesmo idioma no qual o usuário se comunica.
A grande vantagem desse tipo de tecnologia é que, assim como os humanos, o bot aprende a partir das interações, adquirindo conhecimento e identificando padrões que os levam ao aperfeiçoamento de sua atuação.
No entanto, o maior problema dessa tecnologia é o alto e um tanto quanto inacessível para pequenas empresas.
Há diversos ambientes em que os chatbots podem ser usados, são eles:
– Otimizar o atendimento ao cliente;
– Prestar assistência ao consumidor no momento da compra – Oferecer suporte aos clientes;
– Relacionar-se com Leads.