Trabalhar de casa e salário alto? Será que é golpe? | CADMUS

Trabalhar de casa e salário alto? Será que é golpe?

Por: | 7 de junho de 2022 4Min de leitura

Em tempos de crise, quarentena e muito trabalho remoto, é preciso ter bastante cuidado com as mensagens que recebemos via SMS ou WhatsApp.
Desde o início da quarentena em março de 2020, as interações digitais aumentaram consideravelmente e, a partir disso, o trabalho remoto se tornou mais comum. Dessa forma, cibercriminosos tiveram mais êxito em realizar suas campanhas de ataque contra empresas e até mesmo contra indivíduos específicos.
Nos últimos meses, mensagens que usam o nome de empresas grandes, como Mercado Livre e Amazon, têm chamado atenção com suas ofertas boas demais para ser verdade: oportunidade única para trabalhar de casa ganhando R$8.000,00 (ou mais) por mês. A exigência sempre é acessar um link para uma conversa via WhatsApp ou para algum site malicioso.

Figura 1 Exemplo de golpe via SMS recebido pela equipe de Segurança da Cadmus.

Figura 1 Exemplo de golpe via SMS recebido pela equipe de Segurança da Cadmus.

 

Esse tipo de ataque tem características clássicas da engenharia social: informações apelativas para despertar a curiosidade da vítima. Como mencionado anteriormente, em 2020, no início da quarentena, o cenário ficou mais propício para a realização de ataques de engenharia social. Segundo a Eset, desenvolvedora de soluções em cibersegurança, houve um aumento de mais de 200% na detecção desses ataques. Sendo assim, fica fácil entender a importância dos programas de conscientização em segurança digital que têm como foco ensinar as pessoas a identificar esses tipos de ataques no dia a dia.

De forma mais esclarecedora, nos ataques de engenharia social, um grupo de cibercriminosos pode se passar por uma empresa grande e realizar alguma comunicação com informações falaciosas e que apelam para a curiosidade e o emocional humano. Através dessa estratégia, o objetivo desse grupo é despertar um interesse na vítima e fazer com que, na maioria das vezes, ela clique num link. Com isso, ao clicar no link malicioso, pode ocorrer sequestro e vazamento de dados. Além disso, esse cenário tem sido o maior responsável pelo aumento do número de fraudes bancárias pelo país; ou seja, outro grande desafio pela frente.

Portanto, essas falsas notificações de vagas de emprego são seguidas por um processo de “contratação” focado em adquirir seus dados pessoais e bancários, a fim de usá-los para benefício próprio dos golpistas. Vale mencionar que, caso suspeite que a vaga é, de fato, real, é recomendado buscar contato direto com a empresa através do site oficial ou da página oficial no LinkedIn, por exemplo; e não por SMS ou WhatsApp.

Figura 2 Imagens retiradas da matéria do site CanalTech.

 

A recomendação para você não cair nesses golpes é sempre duvidar e desconfiar de ofertas boas demais para ser verdade. Um processo seletivo para uma vaga de trabalho boa nunca será fácil e simples assim. Uma vez que receber esse tipo de SMS ou mensagem no WhatsApp, ignore e bloqueie o número que fez contato. Tome cuidado para não clicar nos links enviados, pois podem ser maliciosos.

Desse modo, você irá garantir não só sua segurança, mas de todos ao seu redor! E lembre-se: na dúvida, não clique!

 

Saiba mais:

https://canaltech.com.br/seguranca/e-golpe-falsas-ofertas-de-emprego-chegam-por-sms-e-whatsapp-para-roubar-dados-203527/

https://life4sec.com.br/entry/592-emprego-de-meio-per%C3%ADodo-cuidado-com-golpe-circulando-por-sms-e-whatsapp-suposto-gerente-de-projetos-tenta-atrair-v%C3%ADtimas-para-golpe-prometendo-altos-sal%C3%A1rios/

https://blubybs2.com/blu-explica-o-que-sao-golpes-de-engenharia-social/

https://noomis.febraban.org.br/temas/seguranca/brasil-tem-alta-de-200-nos-ataques-de-engenharia-social-em-2020