Metodologia agile: quais os cargos mais relevantes para a transformação digital?

Metodologia agil: quais os cargos mais relevantes para a transformação digital?

Por: | 11 de fevereiro de 2020 4Min de leitura

A metodologia agile é a base do aumento da produtividade de boa parte das empresas do campo da tecnologia da informação. Basicamente, ela é um modelo de gerenciamento de projetos que visa garantir maior agilidade na hora da conclusão das atividades.

Leia também: 5 dicas para uma transformação ágil de sucesso

Essa estratégia surgiu para preencher uma necessidade do mercado, pois ajuda as companhias a ter maior produtividade através de um fluxo de trabalho menos truncado. Com essa organização, cada setor consegue produzir mais em menos tempo.

Para aplicar a metodologia agile, porém, é preciso de um framework com orientações para melhor inserir essa cultura dentro de instituições. O mais famoso é o Scrum. Desde o seu surgimento, em 1990, vem ganhando espaço no mercado.

O Scrum dentro das empresas

Uma das principais vantagens do Scrum é a facilidade com a qual se pode aprender a desenvolver o método dentro da empresa. O Guia Scrum está disponível de forma gratuita na internet para mais de 45 línguas, incluindo no português do Brasil.

Com o guia em mão, é possível conhecer os papéis principais. Temos então o Product Owner (dono do produto, em tradução livre, que seria o responsável por representar a voz do usuário) e o Scrum Masters (Mestre de Scrum, o encarregado por coordenar o processo).

As etapas seguintes se referem ao Backlog e ao Sprint. O primeiro termo corresponde a uma lista em que são organizadas cada uma das etapas que precisam ser feitas em ordem de importância. O segundo, por sua vez, se refere ao período determinado para a conclusão dos objetivos.

Veja também: Transformação ágil: 7 principais desafios

São fundamentais para o método as Daily Scrum (reunião diárias com as atualizações das atividades e resultados de cada equipe) e as Retrospectivas, etapa final do Sprint na qual são feitas análises do desempenho da equipe.

Scrum Master entre os destaques no campo da transformação digital

A função de Scrum Master tem a tendência de ser valorizada pelo mercado profissional de tecnologia nos próximos anos.

Segundo pesquisa da Panorama Search que entrevistou 600 executivos na América Latina, esse cargo está entre os considerados mais importantes para a transformação digital, com 11% dos votos dos participantes.

A liderança aparece com os cargos de CTO e CIO (Chief Technology Officer e Chief Information Officer, respectivamente), com 59%. Outras funções de destaque são de Digital Marketing (44%), Data Scientist (27%), Digital Transformation (23%) e Cybersecurity Manager (22%).

Trabalhe em uma empresa que usa metodologia agile como o Scrum

A Cadmus buscar aliar a experiência e a inovação. Com 25 anos no mercado, a empresa soube contar com a metodologia agile para crescer.

Somos apaixonados pelos negócios dos nossos clientes. Para realizar os objetivos estipulados, contamos com as ideias presentes em nosso lema e somos ágeis, digitais e humanos.

Nos interessamos em achar as melhores mentes do mercado de tecnologia da informação e incentivamos a capacitação contínua.

Na Cadmus, temos um Programa de Certificações que disponibiliza um reembolso de até 40% referentes a certificações aplicadas em TI e realizadas após a contratação. Todos os contratados tem também 50% de desconto nos cursos de treinamentos da Liga Ágil.

Se interessou por trabalhar com os profissionais mais dedicados do mercado? Conheça nossas vagas e candidate-se agora mesmo!