Metodologia ágil: como equipes ágeis fortalecem a segurança da informação

Metodologia ágil: como equipes ágeis fortalecem a segurança da informação

Por: | 21 de abril de 2020 4Min de leitura

No universo corporativo atual, a metodologia ágil é fundamental para empresas, já que, dentre outros benefícios, otimiza fluxos de trabalho, melhora a produtividade de projetos, eleva significativamente as perspectivas de sucesso do seu negócio e fortalece a segurança de dados.

Segundo pesquisa da Check Point Software Technologies em parceria com a Dimensional Research, 71% dos profissionais entrevistados constataram aumento de ciberameaças e ataques às empresas, principalmente por conta do período atual com os hackers se aproveitando da instabilidade causada pelo coronavírus.

Diante deste cenário, preparamos este conteúdo com as principais práticas que a metodologia ágil preconiza aos times para a segurança da informação das organizações. Confira!

Saiba como fortalecer a segurança de dados a partir da metodologia ágil

Os profissionais de TI que fazem parte de uma equipe ágil devem desenvolver ou adotar sistemas que monitoram, detectam, alertam e até resolvem possíveis ameaças de maneira autônoma.

Assim, esses profissionais fazem o gerenciamento de riscos e gastam o mínimo tempo possível investigando incidentes.

Entenda como as equipes ágeis atuam para reforçar a segurança da informação

A partir desses sistemas e processos ágeis estabelecidos, os colaboradores têm mais tempo para dedicar a desenvolvimento de projetos maiores, o que aumenta a produtividade, a eficiência, bem como melhora a qualidade de entrega.

Desta maneira, a equipe atua no apoio do time de suporte, identificando falhas e resolvendo as possíveis ameaças maiores.

Conheça outros benefícios da metodologia ágil

Além de conferir maior segurança aos projetos desenvolvidos, a metodologia ágil garante outras vantagens para as organizações. Veja:

Redução do tempo de entrega: a divisão de um projeto em tarefas menores torna o processo mais rápido e ainda eleva a qualidade de entrega.

Maior qualidade nos projetos: a partir da metodologia ágil, as equipes desenvolvem o projeto exatamente de acordo com o pedido do cliente. Assim, o nível de satisfação é elevado e garante maior qualidade nas entregas.

Integração da equipe: o planejamento da metodologia ágil engloba a realização de reuniões frequentes, o que possibilita unir o time e melhorar o relacionamento interno.

Automatização: Uma série de processos repetitivos e custosos podem ser realizados com mais facilidade por meio da automatização. Essa estratégia tem sido adotada nos mais diversos setores do mercado, pois ajuda na redução de custos.

Trabalhe em uma companhia que adota a metodologia ágil

Aqui na Cadmus, nós adotamos a metodologia ágil que é um dos pilares do nosso negócio.

Com 25 anos de experiência, temos a expertise para atender todas as necessidades dos nossos clientes, independente de seu segmento.

E para garantir a excelência em nossos serviços, buscamos os melhores profissionais em nossas equipes. Por isso, oferecemos diversos benefícios para o aprendizado contínuo dos nossos colaboradores.

Nós também recebemos o certificado como uma das melhores empresas para trabalhar da consultoria Grace Place To Work.

Atualmente, temos algumas vagas disponíveis. Você tem interesse em trabalhar aqui? Acesse o nosso site e confira nossas oportunidades de carreira.