Como gerenciar o desenvolvimento de softwares remoto com metodologia ágil

Como gerenciar o desenvolvimento de softwares remoto com metodologia ágil

desenvolvimento de softwares

Os efeitos de crises como a originada pela COVID-19 podem ser significativos no mercado da tecnologia. Por isso, os gestores precisam buscar maneiras de manter o desenvolvimento de softwares efetivo.

Leia mais: 8 passos para otimizar a gestão de operação de TI na sua empresa

O motivo dessa preocupação é o aumento da incidência de atividades realizadas remotamente que pode acontecer após situações como a da Greve dos Caminhoneiros de 2018.

Essa prática, embora comum para companhias que atuam no mundo das operações de TI, era uma possibilidade que apenas 5,2% dos brasileiros faziam uso em 2018, aponta pesquisa do IBGE.

Por isso, é essencial que os líderes das organizações mantenham foco em estimular maior atenção dos funcionários a fim de estabelecer um fluxo produtivo no desenvolvimento de softwares.

Mas, afinal, quais estratégias devem ser adotadas com o objetivo de alcançar o êxito no desenvolvimento de softwares? Para responder essa questão, preparamos um guia completo. Confira:

Dicas para alcançar o sucesso no desenvolvimento de softwares em trabalhos remotos

Tenha regras e expectativas definidas

Os administradores das companhias precisam ter em mente que é indispensável delimitar práticas que devem ser seguidas por toda a equipe.

Essa tática evita que exista uma desconexão entre os objetivos da instituição e dos colaboradores, funcionando como um manual que deve ser seguido por todos.

Veja também: Transformação ágil: 5 práticas para equipes ágeis terem sucesso

Estimule a comunicação

Alcançar os melhores resultados no desenvolvimento de softwares é possível quando a comunicação é eficaz internamente.

Somente com interações frequentes e positivas pode-se atingir o nível de colaboração necessário para que a produtividade cresça.

Dessa maneira, é indispensável que os contatos sejam incentivados e viabilizados pela presença de plataformas específicas, tanto para troca de mensagens quanto para a organização do fluxo de trabalho.

Programe reuniões

Para assegurar uma boa relação entre a equipe e efetividade na resolução dos problemas, os líderes de corporações precisam realizar reuniões de forma recorrente.

Com o home office em pauta, deve-se buscar um planejamento adequado para permitir que videoconferências sejam feitas por meio de tecnologias que melhor se adaptem ao perfil daquele negócio.

Desenvolva a confiança

Por conta da distância, é possível que o relacionamento do time não tenha a profundidade de antes. Em razão disso, é imprescindível que métodos para cultivar a familiaridade e a confiança sejam aprimorados.

Tenha foco na união

Sentir-se parte de um todo é importante para que cada pessoa consiga ter a performance almejada.

Deste modo, possuir uma cultura organizacional destinada a valorizar os indivíduos e criar um sentimento de comunidade é primordial.

Conte com metodologias ágeis

Utilizar técnicas de trabalho modernas é uma boa maneira para se garantir o bom funcionamento do desenvolvimento de softwares.

A metodologia agile, por exemplo, conta com uma série de estratégias que facilitam um acompanhamento contínuo do andamento da companhia, bem como a agilidade nas operações.

Veja quais as táticas mais conhecidas:

  • Definição de prioridades;
  • Execução dos projetos em pequenas tarefas;
  • Delimitação de responsabilidades;
  • Realização de reuniões diárias;
  • Busca constante por evolução;
  • Entregas sempre no prazo.

Trabalhe em uma empresa reconhecida no mercado

Nós, da Cadmus, sabemos a importância de modernizar nossos processos para ter sucesso no mundo da tecnologia e no desenvolvimento de softwares.

Com 25 anos de experiência, temos em nossa história resultados positivos ao trabalhar em parceria com algumas das maiores corporações do país e, por isso, buscamos sempre dispor dos melhores talentos.

Tem interesse em trabalhar conosco? Acesse nosso site e veja as vagas disponíveis!