O que é a metodologia ágil scrum?

O que é a metodologia ágil scrum?

metodologia ágil scrum

O contexto atual exige que as empresas de tecnologia disponham de velocidade na realização dos procedimentos. Para atingir esse objetivo, um bom caminho é optar pela metodologia ágil scrum.

Leia mais: 5 dicas para uma transformação ágil de sucesso

De forma geral, fazer uso de técnicas para otimizar os processos possibilita assegurar a vantagem competitiva necessária no mercado.

No intitulado Mundo Vuca — termo originado da combinação entre as palavras Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade —, é indispensável entender que não apenas a modernização dos equipamentos tecnológicos é fundamental, como também a da cultura organizacional.

Justamente por isso é preciso compreender a utilidade de aplicar a metodologia ágil scrum dentro das organizações.

Em linhas gerais, esse termo é utilizado para definir frameworks — isto é, um conjunto de técnicas e orientações — que permitam alcançar o desenvolvimento desejado.

Mas, afinal, quais são os pontos positivos da metodologia ágil scrum? Para sanar essa dúvida, selecionamos as principais vantagens de implementar essa estratégia. Confira:

Conheça os benefícios da metodologia ágil scrum

  • Redução do tempo de entrega: A divisão do projeto em tarefas menores torna o processo mais rápido sem perder o nível requisitado;
  • Maior qualidade nas soluções: o foco no cliente é presente nos métodos ágeis. Com esse pensamento, faz-se possível desenvolver softwares que atendam as demandas e tenham a excelência pedida pelos usuários;
  • Integração da equipe: o planejamento da metodologia ágil scrum engloba a realização de reuniões frequentes, o que possibilita unir o time e melhorar o relacionamento interno.

Como funciona a metodologia ágil scrum?

Para uma boa aplicação da metodologia ágil scrum é importante determinar alguns papéis que devem ser seguidos pelos colaboradores. Confira:

  • Scrum master: Responsável por coordenar e facilitar todo o processo de realização de atividades. Sua missão é auxiliar a equipe a resolver as adversidades que possam surgir. Assim, é possível alcançar alto desempenho e produzir mais e melhor;
  • Product Owner: É o profissional encarregado de liderar toda a construção dos produtos. De forma geral, ele é o responsável por representar a voz do usuário e por mediar a relação entre as equipes de desenvolvimento e de negócio;
  • Sprints: são os ciclos utilizados para a elaboração dos produtos. Cada um deles tem um tema específico e pode durar entre duas e quatro semanas;
  • Daily Scrum: Basicamente, os daily scrum são reuniões diárias feitas geralmente no início do dia e com a presença do time. Esses encontros não devem ter duração longa e tem como função definir as metas para aquele dia e repassar os acontecimentos do anterior;
  • Backlog: A fim de ter sucesso no scrum, é indispensável listar todas as tarefas a serem realizadas. Esse é o foco do backlog, que engloba as funcionalidades essenciais do produto.

Veja também: Metodologia agile: quais os cargos mais relevantes para a transformação digital?

Como adotar a metodologia ágil scrum nas corporações?

No momento em que as companhias decidem implementar a metodologia ágil scrum, é fundamental entender que o procedimento requer atenção.

O primeiro ponto é a adaptação. Afinal, uma nova cultura organizacional pode ser difícil de ser assimilada pelos colaboradores no curto prazo.

Além disso, é essencial que sejam tomadas medidas com o intuito de realizar a integração entre cada uma das pessoas que trabalham na instituição, visto que esse fator é primordial para o êxito das novas técnicas.

Por fim, os gestores precisam se preocupar em delimitar os papéis e as responsabilidades que os funcionários devem ter. Isso garante maior eficiência nas tarefas.

Atue em uma companhia que trabalha com métodos ágeis

Nós, da Cadmus, sabemos a necessidade de aplicar mecanismos com o foco em dar maior velocidade aos processos, como a metodologia ágil scrum.

Aliando inovação com a experiência de quem está há 25 anos no mercado, entendemos que é importante contar com colaboradores talentosos e, por isso, temos vagas abertas para analistas, desenvolvedores e programadores.

Quer saber mais? Entre em nosso site e veja as oportunidades de carreira disponíveis.