Operações de TI: 5 principais tendências para colocar em prática

Operações de TI: 5 principais tendências para colocar em prática

Por: | 18 de fevereiro de 2020 5Min de leitura

O mercado de operações de TI vive em constante mudança. Obrigado às características do Mundo Vuca (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) é necessário buscar sempre atualização atualizada para manter uma promoção de mercado.

Leia mais: 5 erros comuns na gestão da operação de TI

Os profissionais de tecnologia da informação – sejam desenvolvedores, analistas, engenheiros de software ou especialistas em segurança da informação, por exemplo – precisam estar dentro de todas as novidades da área. Confira as principais tendências para 2020:

As tendências para operações de TI

Metodologias ágeis

Como as metodologias ágeis são os modelos de gerenciamento de projetos com participação crescente no mundo da tecnologia da informação.

Essas estratégias são destacadas por operadoras tradicionais, mais engessadas e que apresentam uma série de etapas para agilizar a conclusão de projetos.

Táticas como reuniões especiais, elaboração de metas por ordem de prioridade e lançamento de um produto piloto, posteriormente atualizado, estão presentes em algumas das metodologias mais usadas, como o Scrum.

Veja também: Como tornar as operações de TI mais eficientes? Veja 6 medidas!

Inteligência das coisas

O IoT – Internet das Coisas, ou Internet das Coisas , na tradução -, vem ganhando grande espaço na mídia e nas empresas de todo o mundo. A Gartner estima que em 2020 sejam mais de 26 bilhões de dispositivos conectados.

Os assistentes virtuais foram responsáveis ​​por parte desse boom. Basicamente, eles são dispositivos com a função de permitir fácil gerenciamento de outros equipamentos por meio de controles feitos com voz.

Edge computing

A tecnologia edge computing é constituída por um dispositivo, chamado de micro data-center, que serve como meio-campo entre outros aparelhos e os serviços de nuvem.

Em linhas gerais, o trabalho das edge computing é receber os dados de equipamentos de IoT ou carros autônomos, por exemplo, e enviar os mais importantes posteriormente para a nuvem. Essa “filtragem” diminui o tráfego de informações e assim possibilita uma menor latência.

Serviços em nuvem

Os serviços de nuvem vêm se estabelecendo como destaque no mundo das operações de TI e os investimentos no setor não param de crescer. Segundo estudo da IDC, o ano de 2020 vai ser o primeiro no qual os gastos em nuvem pública e privada vão superar os gastos tradicionais em TI.

Fábricas de inovação

No lançamento da App Store, em 2008, apenas 500 aplicativos estavam disponíveis. Hoje, doze anos depois, o número é de 2 milhões.

Tal dado só reforça como o papel dos desenvolvedores na indústria da tecnologia é mais importantes a cada dia. Diariamente, milhares de novos programas, apps, sites e muito mais são colocados no ar.

Para dar conta de tudo isso, as empresas precisam agrupar um contingente cada vez maior de profissionais dessa área. Com isso, essas organizações podem ser enquadradas no que é chamado de “fábricas de inovação”.

Cresça profissionalmente na Cadmus

A Cadmus é especialista em operações de TI. Com 25 anos de experiência, seguimos focados em trazer os mais novos talentos para trabalhar com o que há de mais moderno. Além disso, buscamos sempre incentivar o desenvolvimento de nossos colaboradores.

Por meio de nosso Programa de Certificações, garantimos o reembolso de até 40% referente as certificações realizadas após a contratação e aplicadas em TI. Todos os contratados têm também um desconto de 50% de desconto nos cursos e treinamentos da Liga Ágil.

Em nosso site, é possível ver as vagas de emprego na área de TI. Entre elas estão analistas, desenvolvedores e profissionais especializados em agile. Confira!