Como a metodologia ágil colabora com a gestão de equipes de TI remotas

Como a metodologia ágil colabora com a gestão de equipes de TI remotas

Por: | 14 de abril de 2020 4Min de leitura

No atual período em que as empresas adotaram o modelo de trabalho remoto por conta do coronavírus, a metodologia ágil se tornou fundamental para as organizações realizarem toda a gestão das equipes e o desenvolvimento de projetos.

Para se ter ideia, o home office se tornou o principal modelo de trabalho para 43% das empresas brasileiras durante a pandemia da COVID-19, de acordo com pesquisa elaborada pela Betania Tanure Associados,

Nesse sentido, a metodologia ágil é eficaz para gerenciar atividades, colaboradores e permite acompanhar o andamento dos projetos passo a passo, além da possibilidade de corrigir os desvios e melhorar os indicadores de desempenho.

Diante deste cenário, elaboramos esse conteúdo com dicas para realização da gestão remota de equipes de TI por meio da metodologia ágil. Confira!

Saiba o que é metodologia ágil

Em suma, a metodologia ágil otimiza fluxos de trabalho, melhora a produtividade de projetos e eleva significativamente as perspectivas de sucesso do seu negócio.

A partir desse método, é possível otimizar processos, automatizar tarefas, aumentar a satisfação dos clientes, melhorar a comunicação entre os colaboradores da sua empresa e ainda reduzir custos operacionais.

Defina objetivos, processos e atribuições

Antes de colocar o trabalho em prática, os colaboradores, além de estarem integrados e alinhados aos valores da organização, precisam ter os objetivos, processos e atribuições definidos e comunicados previamente.

Com essas questões bem definidas, os funcionários têm maior clareza em suas funções e obrigações dentro de uma empresa.

Utilizar softwares para otimizar o trabalho e a comunicação

A tecnologia, como sempre, é uma aliada à metodologia ágil para o gerenciamento de projetos e equipes, bem como para simplificar e otimizar processos do cotidiano.

A partir de um sistema de gestão, por exemplo, é possível gerenciar toda uma equipe de maneira remota. Assim, delegar tarefas, acompanhar a execução de atividades, centralizar a comunicação, dar feedbacks, compartilhar documentos e todo o processo de administração de capital humano é realizado de maneira ágil e eficiente.

Contar com indicadores de produtividade

Além disso, a tecnologia também proporciona à metodologia ágil e ao trabalho remoto contar com indicadores de desempenho e produtividade em tempo real.

Com a análise desses indicadores, os gestores têm um panorama completo do desempenho dos seus colaboradores e podem dar feedbacks a partir de dados concretos.

Trabalhe em uma organização que tenha a metodologia ágil como um de seus pilares

Aqui na Cadmus a metodologia ágil faz parte do nosso dia a dia e é um dos pilares do nosso negócio.

Com 25 anos de experiência no mercado de operações de TI, temos profundo conhecimento para atender todas as necessidades dos nossos clientes, independente de seu segmento.

E para garantir a excelência em nossos serviços, precisamos contar com os melhores profissionais em nossas equipes. Por isso, oferecemos diversos benefícios para o aprendizado contínuo dos nossos colaboradores.

Além disso, nós recebemos o certificado como uma das melhores empresas para trabalhar da consultoria Grace Place To Work.

Atualmente, temos algumas vagas disponíveis. Você tem interesse em trabalhar aqui? Acesse o nosso site e confira nossas oportunidades de carreira.