Por: | 19 de março de 2020 5Min de leitura
A IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas, na tradução) deixou de ser apenas uma perspectiva e se tornou, de fato, uma tecnologia que impacta diretamente nas operações de TI.
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Um estudo da Bain & Co apontou que os gastos com Internet das Coisas estão em alta. O levantamento diz que, até 2021, as despesas relacionadas à área são estimadas em US$ 520 bilhões. A título de comparação, o valor era de apenas US$ 235 bilhões em 2017.
Já a Hewlett Packard Enterprise, por meio da Aruba, destacou os setores que podem ser beneficiados por causa da adoção de dispositivos interconectados no Brasil.
Áreas como a tecnologia da informação, operações de TI e segurança foram consideradas por 85%, 62% e 60% dos executivos entrevistados, respectivamente, com maior possibilidade de serem favorecidas.
O IoT é definido pela conexão entre objetos físicos — chamados devices —, entre si e com a internet, estando sempre à disposição dos usuários. Mas como essa novidade pode impactar as operações de TI?
A fim de solucionar essa questão, preparamos uma lista das principais mudanças que têm a possibilidade de serem trazidas para as corporações e aplicadas com a ajuda do setor de operações de TI. Confira:
A Internet das Coisas viabiliza melhor eficiência energética para as organizações. Isso porque, através de sensores inteligentes, é possível evitar o consumo exagerado.
Um exemplo dessa aplicação se faz presente quando o item reconhece as condições de cada momento e regula a quantidade de luz que precisa ser gerada.
Durante o período matutino, em que há presença forte do Sol, pode ser diminuída a emissão de claridade. No final do dia, o cenário se inverte devido à escuridão natural da noite.
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O crescimento da eficiência dos funcionários é um dos ganhos esperados com a Internet das Coisas.
Com os dispositivos conectados, será possível ter acesso facilitado a uma série de dados que irão ajudar as companhias a simplificar os processos, garantindo melhores resultados em menos tempo.
Outra facilidade que deve ganhar espaço no mercado e se tornar comum é a presença de sistemas que permitam a realização de tarefas de forma prática.
Sejam eles os assistentes pessoais encontrados em smartphones ou mesmo URAs (Unidade de Resposta Audível) e Chatbots, essas inovações facilitam a vivência no local de trabalho.
Por meio desses recursos virtuais, comandos simples podem permitir a execução de ligações, pesquisas, vendas, agendamentos e muito mais.
Outro ponto positivo que aparece com o uso de aparelhos interligados é a simplicidade para trabalhar o controle de acesso.
Em diversas companhias mundo afora já são usadas técnicas como essas para garantir segurança e permitir a entrada em determinados lugares apenas com as autorizações necessárias.
Com esse objetivo, sistemas de reconhecimento biométrico e facial são alternativas utilizadas.
Nós, da Cadmus, buscamos compreender todas as possibilidades que possam melhorar a eficiência do departamento de operações de TI em uma instituição.
Com esse foco, buscamos contar com os profissionais mais capacitados e preparados para seguir os avanços do mercado, sejam eles Desenvolvedores, Programadores Analistas ou especialistas que atuam como Agile Coach.
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