Por: | 31 de agosto de 2022 7Min de leitura
Business Analytics e Business Intelligence: você provavelmente já ouviu esses termos antes, certo?
Mas, mesmo que essas nomenclaturas pareçam semelhantes aos ouvidos, precisamos dizer que BI e BA não são a mesma coisa, e que conhecer suas diferenças é muito importante para aplicar cada conceito corretamente.
Neste artigo vamos explorar o que é Business Intelligence e Business Analytics, como essas estratégias funcionam e quais são os tipos disponíveis para aplicar nos negócios.
Esperamos que goste!
Business Intelligence, também conhecido como Inteligência de Negócio, é um processo que está relacionado à coleta, armazenamento, compartilhamento, monitoramento e análise das informações.
O BI tem como foco usar os dados coletados para melhorar a tomada de decisão, e garantir que os resultados pretendidos no planejamento estratégico sejam realmente alcançados.
As soluções de BI focam geralmente em autonomia dos usuários, autoatendimento flexível, governança de dados, utilização de plataformas seguras e acesso rápido à informação.
O Business Analytics também está ligado à coleta e mensuração dos dados. Porém, aqui a ação é mais aprofundada. O foco é aproveitar as informações existentes na base de dados, e usar tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning para analisar as informações, gerar insights e antecipar tendências para os negócios.
Quando aplicado corretamente, o Business Analytics ajuda a empresa a entender melhor o que ocasionou seus resultados anteriores e, com base nesse conhecimento, traçar metas mais assertivas para o futuro.
No caso do BI e do BA, ambas as estratégias podem ser utilizadas para analisar dados e melhorar a tomada de decisão. A diferença é que no caso do BI, o processo é mais simples, portanto, é útil no início do planejamento, quando a empresa ainda não dispõe de muitos dados disponíveis para análise.
Já o BA é uma estratégia mais avançada e abrangente, que permite a análise de um grande volume de informações e entrega mais recursos de estatísticas.
Tendo em mente que o Business Intelligence envolve uma análise de dados mais simplificada e o Business Analytics uma análise mais completa, vamos descobrir agora como cada um dos processos funciona.
Primeiramente, é importante dizer que ambos ocorrem por etapas, sendo elas: coleta, análise e monitoramento.
A fase da coleta é destinada para a captação de dados que servirão de base para o planejamento e as estratégias de negócios. Assim sendo, quanto mais limpa for as informações coletadas, melhor será a análise.
A fase da análise consiste em avaliar todas as informações coletadas pela empresa. Aqui vale mencionar que a avaliação pode ser feita com o auxílio de ferramentas BI e BA, que reúnem os dados e os disponibilizam em relatórios para consulta.
A etapa de monitoramento consiste em revisar a base de dados periodicamente para que a empresa consiga identificar possíveis problemas ou até mesmo gerar novos insights.
A estratégia de Business Analytics pode ser aplicada de três formas:
A análise descritiva utiliza estatísticas para identificar a existência de tendências ou padrões que possam ser mapeados. Esse tipo de análise permite que a empresa entenda melhor os valores como médias, margens máximas e mínimas, percentuais de vendas, entre outros.
A análise preditiva consiste em usar técnicas estatísticas de mineração de dados, modelagem preditiva e Machine Learning para analisar fatos atuais e históricos. Assim sendo, é a melhor opção para a empresa identificar parâmetros e entender o que esperar do futuro.
Alguns contextos que a análise preditiva pode ajudar: identificar a previsão dos produtos que podem gerar mais vendas, por exemplo, ou até avaliar o comportamento dos clientes diante de uma promoção.
Por fim, a análise prescritiva é a união dos outros dois tipos de análises. Nesse sentido, a estratégia é utilizada para gerar recomendações de ações automáticas para favorecer os processos e a tomada de decisão. E pode, inclusive, ajudar a empresa a lidar melhor com os resultados e situações que ainda podem acontecer.
Os tipos de Business Intelligence variam conforme as ferramentas. Existem soluções como Relatórios ad-hoc, Dashboards de gestão, Relatórios Operacionais, Depósito de dados, Customer Intelligence, enfim. Cada solução tem as suas regras, mas no geral podemos dizer que as soluções de BI focam em análises descritivas.
Entre as ferramentas de BI mais conhecidas do mercado, temos as de formato self-service que permitem personalização de relatórios, dashboards e gráficos. Outras que promovem a captação simples dos dados e o fluxo de informações compartilhadas.
Como ferramentas de última geração, destacamos a Domo, que traz o BI em nuvem associado a plataforma de aplicativos de dados atuando em todas as camadas para gerar relatórios de alto nível, Big Data, Inteligência Artificial, Cloud BI e ETL (integração de extração, transformação e carregamento). A plataforma de dados low-code da Domo, além de velocidade na implementação, é intuitiva, fácil de usar possibilitando que os dados trabalhem a favor do seu negócio.
Agora que você já sabe quais são as diferenças e semelhanças entre o Business Analytics e o Business Intelligence, já está preparado para aplicar as estratégias no seu negócio?
Caso queira saber mais sobre ferramentas de BI e BA e estratégias inteligentes, continue lendo o nosso blog e se mantenha atualizado!