Desenvolvimento mobile: o que você precisa saber para começar

Desenvolvimento mobile: o que você precisa saber para começar

Por: | 6 de fevereiro de 2020 5Min de leitura

O desenvolvimento mobile é um dos campos em que há maior procura por profissionais de TI capacitados no mercado de trabalho. Um dos grandes motivos para isso é a necessidade que empresas dos mais diferentes setores têm de produzir aplicativos que facilitem a vida de seus clientes.

A agilidade trazida pelos aplicativos é sempre levada em conta. Não é mais preciso passar horas dentro de uma agência física quando os bancos digitais permitem transferências e pagamentos com poucos cliques. O mesmo vale para aplicativos de delivery, que poupam o tempo de uma ligação ou uma visita aos restaurantes.

O tamanho do mercado

As soluções encontradas pelos aplicativos são diversas. Sejam serviços de streaming que permitem ver a série do momento ou e-commerces que agilizam a aquisição de produtos, os aplicativos estão marcados no imaginário popular. Só o Whastapp, popular app de troca de mensagens, já chegou a marca de 5 bilhões de downloads no Android no início de 2020.

O mercado de desenvolvimento mobile vem em grande crescimento em todo o país. Estima-se que, no início de 2019, um total de 230 milhões de smartphones estavam em uso no Brasil. O número é maior que o de habitantes do país, cerca de 210 milhões, segundo o IBGE.

Quanto aos aplicativos, os números apontam que o Brasil é o 3º país em que as pessoas mais passam tempo em aplicativos.

Em 2008, ano da criação da App Store, da Apple, 500 aplicativos estavam disponíveis para os donos de celulares da primeira geração do iPhone.

Já a principal loja de aplicativos do mundo, a Play Store detém aproximadamente 2,9 milhões de aplicativos, o que evidencia a necessidade de profissionais capacitados.

Os desafios do desenvolvimento mobile

Na hora de desenvolver um aplicativo e colocá-lo no mercado, é preciso estar preparado para as diversas dificuldades que podem ser encontradas dentro das empresas. Confira quatro desses maiores desafios:

  • Alto custo: a criação de aplicativos móveis exige uma equipe capacitada e que consiga atender aos objetivos definidos. Para isso, porém, é preciso investir uma quantia significante. Além disso, é preciso contar com outros gastos como a hospedagem e a manutenção;
  • Conhecimento da equipe: a alta demanda do mercado de desenvolvimento mobile torna difícil a missão de encontrar profissionais de TI que dominem os conhecimentos necessários na hora da criação dos aplicativos. Por isso, muitas vezes é preciso investir em capacitação dos funcionários através de cursos e certificações;
  • Atualizações recorrentes: para manter um aplicativo em perfeito funcionamento é preciso compreender que o trabalho nunca para. Seja por conta do lançamento de novas versões dos sistemas operacionais ou devido ao lançamento de novos produtos, os apps podem apresentar erros que só serão corrigidos após o lançamento de atualizações;
  • Foco no usuário: é comum que os usuários encontrem erros nos aplicativos que passaram despercebidos pelos desenvolvedores. Por conta disso, é necessário pensar em como aquele público irá utilizar aquele aplicativo. Esse foco na jornada de navegação e na experiência do usuário ajuda a evitar o aparecimento de novos bugs e facilitar a vida de possíveis clientes.

Os conhecimentos necessários para um desenvolvedor mobile

A vida do desenvolvedor de aplicativos móveis requer uma série de experiências. Todas elas são fundamentais para criar o projeto do zero sem erros. Veja quatro conhecimentos essenciais para quem quer entrar na área:

  • Estudo de linguagens como Java, Kotlin, Unity (para jogos)
  • Compreensão da estrutura dos aplicativos
  • Conhecimento de Banco de dados como Oracle, SQL Server
  • Noções de UX (Experiência do usuário) e UI (User Interface)

Cresça profissionalmente na Cadmus

A Cadmus tem o propósito de ajudar na evolução dos profissionais de TI. Isso se estende às mais diferentes funções dentro da área, como para desenvolvedores, analistas de sistema, arquitetos de software, gerente de projeto, etc.

O objetivo de investir na capacitação é constante. Um dos campos com boa procura de cursos e certificações é justamente o desenvolvimento mobile. Na Cadmus, os colaboradores podem participar do Programa de Certificações que disponibiliza até 40% em certificações aplicadas em TI e realizadas após a contratação. Os contratados têm direito também a 50% de desconto nos cursos e treinamentos da Liga Ágil.

Acesse nosso portal de vagas e candidate-se agora mesmo.