8 boas práticas para o desenvolvimento ágil de software

8 boas práticas para o desenvolvimento ágil de software

Por: | 27 de fevereiro de 2020 5Min de leitura

O desenvolvimento ágil de software é um dos caminhos que as empresas de tecnologia buscamcada vez mais para conseguir produzir mais e com melhor qualidade.

Para entender como funciona esse processo, é preciso compreender o que é uma metodologia ágil. Essa abordagem consiste em uma cultura organizacional baseada na eficiência durante a gestão de projetos.

Leia mais: Desenvolvimento mobile: o que você precisa saber para começar

Por meio da metodologia ágil, milhares de empresas mundo afora têm obtido sucesso ao desenvolver produtos de forma dinâmica, pois essa técnica evita um ritmo de trabalho truncado e burocrático.

Com esse aumento na produtividade, as companhias conseguem ter maior sucesso no cumprimento das previsões de entrega. Assim, é possível oferecer melhorias e novos recursos para o mercado de forma veloz.

Por estimular a cooperação entre os funcionários e o feedback constante, essa metodologia consegue também aumentar a motivação da equipe durante os projetos.

Conheça boas práticas para o desenvolvimento ágil de software

Foco no cliente

A aceleração de um processo depende da definição do objetivo. No momento do desenvolvimento ágil de software, é preciso se atentar em solucionar os problemas e atender às ideias dos clientes.

Entregas frequentes

A metodologia agile tem uma série de conceitos que ajudam a desenvolver os produtos de forma mais rápida. Para isso, a realização de reuniões diárias é uma boa tática, pois evita o acúmulo de tarefas ou dúvidas entre os setores.

Autonomia para a equipe

Cada membro do quadro de funcionários deve saber o que fazer. Assim, as empresas podem evitar uma perda de tempo desnecessária que poderia acontecer caso fosse necessário que os gestores repassassem as atividades diariamente.

Interação e colaboração

Um dos melhores valores da metodologia agile é o da proximidade entre os membros de uma equipe. Além de reforçar o sentimento de pertencimento àquela empresa, isso melhora o ambiente interno e permite um clima mais leve entre os colaboradores.

Melhorar continuamente

Um sentimento comum dentro de empresas ágeis deve ser o de buscar uma contínua evolução. E isso não se limita apenas ao produto apresentado, como também deve estar nos processos e nas entregas. Assim, a empresa e os colaboradores evoluem de forma constante e simultânea.

Confira também: 5 erros comuns na gestão de operação de TI

Simplificar

Tudo o que for produzido pelos profissionais de tecnologia da informação deve se atentar a uma meta: ter boa usabilidade. Isso facilita a vida de quem for usar determinada ferramenta ou serviço e evitar possíveis feedbacks negativos.

Monitorar métricas

O ROI (Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento, na tradução) deve estar na pauta dos responsáveis pela área de TI antes que qualquer novidade seja implementada.

Somente com esse foco e pleno acompanhamento das métricas as companhias podem perceber se o dinheiro investido será recuperado e em quanto tempo isso deve ocorrer.

Automatização

Uma série de processos repetitivos e custosos podem ser realizados com mais facilidade por meio da automatização. Essa estratégia tem sido adotada nos mais diversos setores do mercado, pois ajuda a baratear os custos.

Trabalhe com uma empresa que utiliza as táticas do desenvolvimento ágil de software

Nós da Cadmus estamos há 25 anos no mercado da tecnologia da informação. Contamos com metodologias de desenvolvimento ágil de software para otimizar os resultados e atingir todos nossos objetivos.

Buscamos sempre aliar experiência com inovação. Por isso, estamos em constante procura pelos melhores talentos do mercado. Ao nosso lado, queremos os profissionais mais comprometidos, interessados e que queriam crescer de forma constante.

Quer conhecer nossas oportunidades de carreira em TI? Entre em nosso site e saiba mais.