Transformação ágil: 5 práticas para equipes ágeis terem sucesso

Transformação ágil: 5 práticas para equipes ágeis terem sucesso

Por: | 17 de março de 2020 4Min de leitura

A transformação ágil é um caminho escolhido pelas corporações que almejam ter sucesso no concorrido mercado da tecnologia. O fator crucial para essa busca por uma metodologia moderna está na necessidade de alcançar maiores vantagens competitivas.

Leia mais: Como incentivar a transformação ágil nas organizações: 5 boas práticas!

Capaz de facilitar o cumprimento das exigências dos clientes e permitir maior eficiência, essa alternativa possibilita aumento da produtividade, diminuição de erros e agilidade nos processos.

Mas como aplicar a transformação ágil nas companhias? Preparamos uma lista com dicas essenciais para ter êxito no processo. Confira:

Conheça 5 práticas para proporcionar a transformação ágil nas empresas

Melhorar a colaboração

Um dos aspectos que mais influenciam no bom funcionamento de uma corporação é a qualidade do relacionamento entre seus colaboradores.

Manter uma equipe unida e integrada tem reflexos diretos na rotina diária. Afinal, essa característica positiva diminui a quantidade de retrabalhos, uma vez que melhora a comunicação interna.

Desta maneira, uma série de custos são evitados e o tempo poupado pode ser utilizado para ações mais urgentes, como a tomada de decisões.

Testar novas técnicas

A inovação é um traço importante da transformação ágil. Afinal, as companhias devem a todo momento buscar maneiras de superar a forte competitividade empresarial.

Deste modo, estimular o pensamento crítico e criativo internamente é um caminho para o surgimento de novas implementações técnicas e soluções processuais.

Em situações como essas, entretanto, é indispensável que os métodos desenvolvidos sejam testados antes de serem aplicados por toda a corporação. Assim, o aparecimento de erros é diminuído e a chance de sucesso aumenta.

Veja também: Metodologia agile: quais os cargos mais relevantes para a transformação digital?

Divisão do trabalho em pequenos afazeres

As mais famosas metodologias que se baseiam em conceitos ágeis têm um ponto em comum: a divisão do trabalho em etapas.

A razão para essa estratégia está na maior agilidade para a conclusão das atividades que pode ser alcançada.

Isso porque, estipulando pequenas tarefas a serem superadas, a realização se torna mais próxima para os colaboradores em relação ao grande projeto inicial.

Definir prioridades de entrega

Uma série de atribuições podem aparecer ao mesmo tempo para as instituições de tecnologia.

Sejam pedidos dos clientes ou problemas causados por falhas em sistemas, essas situações podem atrapalhar a rotina de desenvolvedores ou programadores, por exemplo, e atrasar a resolução das adversidades.

Justamente por isso, os gestores precisam incentivar que a equipe tenha a consciência da importância de hierarquizar as ações, e assim resolver as que são mais urgentes.

Minimizar riscos

Com a transformação ágil, as empresas têm um foco em comum: garantir a satisfação dos clientes. Por conta disso, nenhum erro pode ser encontrado nas entregas. Essa demanda requer o time dedicado e concentrado para atingir a excelência desejada.

Trabalhe em uma empresa que estimula a transformação ágil

Com 25 anos no mercado, nós, da Cadmus sabemos a importância de implementar práticas inovadoras para alcançar um diferencial no mundo da tecnologia e ajudar as empresas na transformação ágil.

Entendemos a relevância de aliar as melhores estratégias com a presença dos mais talentosos profissionais. Assim, conseguimos desenvolver nossos projetos com agilidade.

Tem interesse em trabalhar conosco? Entre em nosso site e confira as vagas disponíveis!