Por: | 7 de janeiro de 2020 5Min de leitura
Atualmente, a transformação ágil é uma realidade para as empresas, em especial, para as que lidam constantemente com processos de TI, porém alguns desafios ainda são muito constantes. Por isso, as companhias são conduzidas a se movimentarem para realizar mudanças e adaptações que as façam se manterem competitivas no mercado.
A transformação ágil, em grosso modo, é a melhoria de processos internos a partir de um processo educacional e cultural desenvolvido em todos os setores de um negócio.
Diante disso, confira os 7 principais desafios da transformação ágil e como uma empresa pode se movimentar para vencê-los.
Backlog é uma lista de tarefas sobre funcionalidades desejadas que um cliente espera receber ao final de um projeto. Quando combinado com a transformação ágil, o backlog ajuda a compreender o escopo, as prioridades e o andamento de um planejamento.
Em geral, muitos projetos não levam em consideração que o planejamento nunca é estático e, por isso, ficam inacabados. Um planejamento bem estruturado e desenvolvido é capaz de prever alterações em diversas fases. Por isso, as equipes precisam ter a sensibilidade de enxergar essas mudanças e adaptar as tarefas.
A melhor medida de progresso de um projeto é a análise da avaliação do produto. Assim, evita-se o status analisado através de um cronograma, que pode levar a adoção de providências erradas.
Também é preciso ter a visão de todo o projeto e seus objetivos. Assim, as equipes não mudam constantemente de prioridades. Essas constantes mudanças formam uma das principais causas do crescimento do backlog.
Diante disso, mesmo que as prioridades mudem, e podem mudar, deve existir um equilíbrio. Dessa maneira as mudanças são realizadas em conjunto com as áreas de negócio e alinhada com a estratégia e objetivos da empresa.
As mudanças constantes de prioridades também acarretam em prazos inadequados, ou longos demais, ou curtos e que não possam ser cumpridos. Assim, contribui ainda mais para o aumento do backlog.
As mudanças constantes de prioridades e os prazos inadequados também podem resultar em outro problema, baixa qualidade nas entregas.
Além disso, um atraso inesperado também pode prejudicar o desenvolvimento de tarefas e retardar a realização de outras atividades, o que prejudica todo o ciclo e até o projeto em si.
Em geral, a falta de alinhamento estratégico acontece a partir de um distanciamento entre as áreas de tecnologia e negócios ou até por problemas nas próprias áreas de negócio. No entanto, também é possível que a falta de alinhamento estratégico seja acarretada a partir das constantes mudanças de prioridades.
O retrabalho pode até fazer parte do desenvolvimento de um projeto, mas não pode ser em nível elevado. Entretanto, projetos que têm constantes mudanças de prioridades e prazos inadequados acabam ocasionando entregas com baixa qualidade. Desse modo, o alto nível de retrabalho é inevitável.
A Cadmus tem mais de 25 anos no mercado e é especialista em realizar transformação ágil e digital em empresas.
Somos incansáveis na busca dos melhores talentos porque só com pessoas extraordinárias entregamos resultados extraordinários.
Seja com a busca do melhor profissional de TI, seja com desenvolvimento ágil dando vida à ideias, seja com a nova cultura digital, nós nos apaixonamos pelo negócio dos nossos clientes e é isso que nos move.
Venha trabalhar com a gente, temos vagas para desenvolvedor de TI para profissionais que procuram crescimento profissional. Acesse nosso portal e candidate-se agora mesmo!