Por: | 7 de abril de 2020 5Min de leitura
As operações de TI têm uma vantagem considerável sobre outros setores das companhias: a possibilidade de realizar as atividades normalmente de maneira remota.
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Em situações nas quais o contexto social é transformado, como em crises como a causada pelos efeitos da COVID-19, ou a Greve dos Caminhoneiros, esse fator tem um impacto grande.
A razão para isso está na necessidade de que todas as pessoas fiquem em suas casas, motivo pelo qual é possível diminuir a proliferação do vírus. Por isso, fez-se necessário que possibilidades como o home office fossem exploradas.
Nesse cenário, as operações de TI destacam-se pois contam com ferramentas avançadas que viabilizam o desenvolvimento das soluções de forma online.
Desse jeito, as instituições são capazes de manter o foco no sucesso comercial, pois benefícios como o aumento na satisfação da equipe e o crescimento da produtividade surgem com o trabalho remoto.
Entretanto, é indispensável que os gestores dos times busquem estratégias que possibilitem coordenar os colaboradores à distância. Pensando nisso, preparamos um guia completo para auxiliar nesses momentos. Confira:
Conseguir que os funcionários mantenham um ritmo de trabalho adequado ao longo do tempo nem sempre é uma missão fácil para os administradores das organizações.
Um caminho para ter sucesso nesse objetivo é incentivar o feedback internamente. Dessa maneira, cada membro do departamento pode fornecer suas visões sobre determinado projeto, possibilitando que falhas sejam resolvidas com maior agilidade.
Somente por meio de uma cultura organizacional com foco em estimular a colaboração pode-se produzir produtos de qualidade, pois dicas construtivas promovem a otimização das operações de TI.
Uma das maiores adversidades encontradas em grupos que atuam sem a proximidade do escritório é a queda da produtividade.
Muitas vezes, esse acontecimento tem origem no sentimento do distanciamento que os colaboradores podem ter em relação aos líderes.
Por conta disso, é indispensável comunicar-se com todos, facilitando que cada pessoa possa compreender-se como uma parte importante para o funcionamento do negócio.
Um passo fundamental para a alcançar os resultados desejados é contar com uma comunicação clara e eficiente.
Desse modo, dispor de softwares competentes em suas funções e que permitam aumentar a proximidade entre os funcionários é crucial.
As possibilidades nesse sentido são diversas e, justamente por isso, é preciso pesquisar com o objetivo de ter à disposição programas para troca de mensagens, organização de tarefas e videoconferências.
Veja também: 8 passos para otimizar a gestão de operação de TI na sua empresa
O papel principal dos gestores é conduzir toda a instituição, viabilizando que problemas sejam resolvidos e as metas cumpridas.
Para isso, é preciso que todas as atividades estejam estruturadas de forma simples e que as decisões tomadas sejam devidamente explicadas a fim de possibilitar maior êxito nas operações de TI.
Ter um time alinhado e focado é essencial para atingir a competitividade necessária para ir bem no mercado. Assim sendo, deve-se ter as intenções do negócio definidas e comunicadas internamente.
Uma integração plena é possível apenas quando os funcionários reconhecem suas incumbências e, a partir disso, cumprem suas obrigações com a eficácia esperada.
Aqui na Cadmus sabemos lidar com situações em que o trabalho remoto é necessário.
Com 25 anos de experiência no mercado de operações de TI, adquirimos conhecimentos que permitiram manter a agilidade para atender os desejos dos clientes independentemente do ramo da empresa.
Um passo para seguir com essa excelência é dispor dos melhores novos talentos. Por isso, temos vagas abertas para aqueles que buscam atuar em uma companhia de primeiro nível.
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