Inteligência artificial: conheça os principais impactos nas operações de TI

Inteligência artificial: conheça os principais impactos nas operações de TI

Por: | 16 de janeiro de 2020 5Min de leitura

De acordo com o estudo “Getting Smarter by the Day: How AI is Elevating the Performance of Global Companies”,

produzido pela Tata Consultancy Services, as áreas que mais têm adotado inteligência artificial são os departamentos de TI, com 67% dos entrevistados empregando a tecnologia para detectar intrusões de segurança, automação e problemas de usuário. 

Diante deste cenário e com o número de dados gerados no ambiente corporativo cada vez maior, fica evidente a importância da inteligência artificial para a transformação digital das empresas.

A partir da tecnologia, é possível trocar informações entre os setores de um negócio com mais agilidade, otimizar a comunicação com clientes e parceiros e até para realizar novas vendas. 

A utilização efetiva dessas informações tornou possível aprimorar as estratégias de diversos setores de uma empresa. 

Por isso, saiba como a inteligência artificial auxilia as operações de TI e quais são suas aplicações na rotina da área.

Entenda o que é inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial é um sistema que pode realizar atividades de maneira autônoma sem supervisão humana. Assim, a tecnologia pode realizar desde tarefas simples a processos complexos, de acordo com a necessidade de um negócio.

Dessa maneira, os colaboradores podem se preocupar com atividades mais específicas de uma organização, como elaboração de estratégia e planejamento.

No entanto, inteligência artificial é apenas um conceito amplo sobre máquinas operando de forma autônoma. Confira a seguir como funciona cada método que compõe a IA.

Machine Learn

O Machine Learn, aprendizado das máquinas, é um subconjunto de métodos utilizados na inteligência artificial para ensinar programas a aprenderem por conta própria.

Desta maneira, o programa aprende a analisar dados e encontrar de maneira autônoma os padrões. Quanto maior o número de dados, melhor é a análise e mais o sistema aprende.

Automação

A partir do momento em que a máquina aprende e já começa a demonstrar resultados, é possível automatizar processos e tarefas para que a equipe de TI possa concentrar seus esforços em tarefas mais importantes de um negócio.

Veja como a Inteligência Artificial impacta a área de TI

Mesmo que as máquinas ainda não sejam dispositivos pensantes, a inteligência artificial promoverá isso em breve. 

Assim, uma série de atividades que são executadas manualmente pela área de TI passará a ser realizada automaticamente.

Desta maneira, os processos serão realizados de maneira mais rápida e ágil, os erros vão ser reduzidos e, consequentemente, os custos empregados também serão menores.

Além disso, a IA também ajudará a segurança da informação das empresas, já que os sistemas irão analisar o comportamento dos usuários e identificar possíveis tentativas de invasões

A partir dessas atividades suspeitas, o sistema agirá sozinho, criando bloqueios e tornando o acesso a informações sensíveis cada vez mais difícil.

Profissionais de TI devem buscar capacitação e especialização

Em suma, a inteligência artificial irá resolver muitos dos grandes desafios das organizações, como inteligência de negócios e segurança de dados

Por isso, os profissionais de TI devem ficar atentos e buscar especializações e capacitações para atender o mercado cada vez mais exigente.

Trabalhe em uma empresa especialista em inteligência artificial

A Cadmus, com mais de 25 anos no mercado, é especializada em realizar a transformação ágil e digital em empresas e investe em selecionar e desenvolver a carreira de profissionais de tecnologia. “Somos incansáveis na busca dos melhores talentos porque só com pessoas extraordinárias entregamos resultados extraordinários.”

Seja com a busca do melhor profissional de TI, seja com desenvolvimento ágil dando vida à ideias, seja com a nova cultura digital, nós nos apaixonamos pelo negócio dos nossos clientes e é isso que nos move.

Venha trabalhar com a gente, temos vagas de TI para profissionais que procuram crescimento profissional. Acesse nosso portal e candidate-se agora mesmo!