Por: | 22 de março de 2023 5Min de leitura
Os times dedicados são um modelo utilizado no desenvolvimento de software, e, que permite, além de outras coisas, a colaboração remota com um cliente. É a melhor escolha para empresas que estão bem estabelecidas e com o projeto definido, além de startups em expansão.
Mas, você deve estar se perguntando: o que é um modelo de time dedicado? Será que ele é ideal para os seus negócios?
Primeiramente, este modelo de colaboração conta com uma equipe terceirizada de desenvolvedores, colaborando com o cliente a longo prazo, sendo um dos modos de colaboração mais populares em projetos de desenvolvimento de software.
Quando se opta por contratar times dedicados, uma equipe de profissionais é selecionada especificamente para os objetivos do seu projeto, e, enquanto seus colaboradores focam em questões de negócios, o time contratado realiza o resto.
Em resumo, o modelo de times dedicados fornece a empresa, profissionais selecionados a dedo, com foco total na realização de um projeto específico e todas as despesas administrativas são deles.
Falando em despesas, optar por times dedicados pode gerar economia.
Se o objetivo no desenvolvimento de software é reduzir custos, este modelo é o mais indicado.
Desde a contratação, cada membro da equipe tem um valor por hora específica, ou seja, você paga pela quantidade de horas trabalhadas. Na verdade, é basicamente a única coisa pela qual você paga.
Analisando a rotina da empresa, não há gastos extras com aluguel de um escritório para o time dedicado, equipamentos, impostos ou pagamento de contas de luz.
Também não é preciso buscar cada profissional de forma através da equipe de RH. É muito mais barato e rápido contratar times dedicados.
No caso de times dedicados, é comum que o roadmap do projeto seja criado em conjunto com o cliente e o product owner, geralmente por sprints.
Com a comunicação constante e as ferramentas de colaboração utilizadas, o cliente tem visibilidade e controle sobre o progresso do projeto, aumentando a transparência e a confiança.
Este modelo permite uma maior colaboração e comunicação entre a equipe e o cliente. Além de levar a uma redução de custos a longo prazo, já que problemas são detectados e solucionados mais rapidamente.
De uma forma geral, o modelo de times dedicados é adequado para projetos mais complexos, de longo prazo, que possam expandir-se no futuro.
Para entender: tem uma ideia, mas não tem o produto adequado e precisa iniciá-lo pela pesquisa? Este modelo é o caminho certo.
Uma startup que está começando e busca expansão também pode contratar um time dedicado, permitindo criação da equipe rapidamente.
Desta forma, economizando o valor destinado a processos de contratação e desenvolvendo o produto mais rapidamente.
Outra situação em que o modelo de times dedicados cai bem. Se a ideia não tem o produto já adequado ao mercado, oferece tempo e recursos para a empresa focar na descoberta sem medo de gastar demais.
É preciso lembrar ainda que projetos complexos e longos, com seu potencial totalmente vinculado a uma equipe forte de desenvolvedores, são outro cenário que pode ser completamente favorecido. Afinal, são maiores as chances das pessoas que fazem parte de um time dedicado estarem focados até o final do projeto.
O WhatsApp, por exemplo, contrata times dedicados de desenvolvedores para auxiliá-los com o aplicativo no iOS. Apple, Oracle, American Express, IBM, Verizon, Amazon e Doist também utilizam este modelo.
Com essa abordagem em mente, você pode decidir por si mesmo se precisa de times dedicados.
Consegue visualizar claramente o destino do seu projeto, mas ainda não tem certeza de como chegar lá? Consulte a Cadmus e entenda como nossos times dedicados trazem resultados mais assertivos em qualquer projeto.