Por: | 26 de março de 2020 5Min de leitura
Para obter o sucesso e alcançar os objetivos planejados, as companhias do setor de tecnologia precisam contar com uma boa gestão de operação de TI.
Isso porque, ao ter esse objetivo em mente, pode-se garantir melhor desempenho e disponibilidade dos serviços digitais, além de atingir sucesso na satisfação e retenção dos clientes por conta da qualidade das entregas.
Leia mais: Operações de TI: 5 principais tendências para colocar em prática
Por fim, uma boa gestão de operação de TI viabiliza a implementação de melhorias e a diminuição dos gastos. Para auxiliar as corporações que buscam o êxito na administração do setor, listamos algumas dicas essenciais. Confira:
Uma boa maneira de conhecer os resultados da produção é estipular objetivos claros a serem alcançados.
Isso, porém, não pode ser uma atitude isolada. É necessário acompanhar os KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores Chave de Desempenho, na tradução).
Conhecendo essas métricas, é possível realizar adaptações nas estratégias e reconduzir a organização para o caminho correto.
Um modo de otimizar os processos é determinar as responsabilidades de cada um dos funcionários. Essa atitude possibilita melhor direcionamento das tarefas e acompanhamento das metas de cada setor com maior precisão.
Todas as corporações sabem que apostar na redução dos custos é primordial para a excelência da gestão de operação de TI.
A fim de atingir esse objetivo, a automação é um recurso inteligente. Isso porque esse procedimento diminui os erros, aumenta a produtividade e simplifica a administração.
Veja também: Como garantir o alto desempenho das operações de TI? Veja 5 características das equipes de TI
Ao aderir a um programa de compliance, as empresas têm como meta estarem de acordo com a legislação e outras normas. Essa adequação passa uma imagem de transparência para o mercado e evita o aparecimento de falhas na gestão de operação de TI.
No cada vez mais concorrido mercado da tecnologia, é indispensável buscar diferenciais para assegurar vantagem competitiva.
Nesse sentido, uma visão sistêmica, que englobe todos os aspectos internos e externos mostra-se fundamental.
Assim, os gestores devem realizar análises com olhar crítico e estratégico. Desse modo, processos podem ser otimizados através de novas técnicas.
Outra boa estratégia para melhorar a gestão de operação de TI é dispor de métodos ágeis, isto é, um conjunto de procedimentos para aprimorar a realização de tarefas.
Entre as metodologias mais comuns no Brasil estão o SCRUM, o Kanban e o Desing Sprint. Cada um deles tem dicas de como dividir o trabalho em pequenos afazeres e estimular a integração entre a equipe.
Com o intuito de possibilitar tomadas de decisões assertivas, as instituições necessitam utilizar dados e informações precisas. Afinal, esses relatórios proporcionam insights relevantes.
O progresso de uma instituição está diretamente ligado com a capacitação dos funcionários. Por isso, os administradores têm que manter-se atualizados e estimular a evolução técnica da equipe.
Desse modo, é possível conseguir estipular inovações que melhorem o funcionamento da companhia.
Com 25 anos de experiência, nós, da Cadmus, temos os conhecimentos necessários para realizar a entrega dos serviços de maneira veloz e eficiente.
Reconhecemos o valor de ter jovens talentos em nosso time e sabemos como eles podem impactar positivamente na gestão de operação de TI.
Por isso, temos em nosso site oportunidades de carreira para analistas, desenvolvedores, programadores e profissionais que atuam como Agile Coach.
Quer saber mais? Entre em nosso site e confira as vagas!