Como a transformação digital impacta as operações de TI das empresas

Como a transformação digital impacta as operações de TI das empresas

operações de ti

A transformação digital tem revolucionado diversos setores das empresas, inclusive as operações de TI.

De acordo com pesquisa da SAP, 56% das empresas pretendem aumentar a sua receita em até 10% como resultado direto da transformação digital nas empresas.

Para isso, as principais novidades de operações de TI são essenciais para esse crescimento, como: Internet das Coisas (IoT), serviços em nuvem, Inteligência artificial e segurança de dados.

Nesse sentido, segundo o IDC, até 2022, 65% das organizações vão demandar aos gestores de TI uma transformação e modernização das políticas de governança para aproveitar as oportunidades e enfrentar os novos riscos do universo cibernético.

Diante deste cenário, confira como a transformação digital impacta as operações de TI das organizações.

Inovação tecnológica

A área de operações de TI precisa ficar atenta a todas as novidades inerentes ao setor. Só assim será possível garantir diferencial competitivo de mercado a uma empresa.

Por isso, aderir técnicas como a automação de processos, por exemplo, que reduz custos, aumenta a produtividade e agiliza a resolução de problemas, é essencial.

No entanto, as empresas precisam estudar e implementar tecnologias inovadoras para crescer e atingir seus objetivos.

Infraestrutura de TI

A infraestrutura também é de extrema importância para a área de operações de TI de uma empresa. Afinal, esse setor se estabelece como alicerce para o bom funcionamento da companhia.

Nesse sentido, é necessário contar com uma gama de aparatos para proporcionar o melhor ambiente aos profissionais da área. Entre os itens estão peças de hardware, sistemas operacionais e de rede, soluções em nuvem e softwares.

Segurança da informação

A segurança da informação é fundamental, não só para evitar possíveis ameaças a uma empresa, como para atender as principais leis sobre proteção de dados como a GDPR, na Europa, e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), do Brasil, que acaba de ser prorrogada para 2021.

Para se ter uma ideia, segundo estudo da IBM, os valores gastos por conta de vazamentos de dados no Brasil em 2019 foram de R$ 5 milhões. O valor é baixo em relação à média mundial, de R$ 15 milhões, mas mesmo assim é importante ficar atento quanto ao perigo que ameaças cibernéticas podem causar.

Para isso, além de sistemas que realizam o monitoramento, uma supervisão preditiva torna o processo mais eficiente. Em vez de atuar de maneira corretiva, a corporação foca em resolver os problemas de forma antecipada e não apenas após incidentes.

Monitoramento de resultados

Outro ponto que a transformação digital impacta às operações de TI é o monitoramento de resultados. As métricas tradicionais e que não revelam o real valor do trabalho devem ser atualizadas por indicadores que deem a noção exata do desempenho do setor.

O foco deve ser baseado nos resultados que realmente importam para os negócios, seja melhor retenção de clientes, maior receita ou outros fatores.

Trabalhe em uma empresa que estimule a transformação digital nas operações de TI

Nós, da Cadmus, conhecemos de forma profunda o mercado de operações de TI e os impactos causados pela transformação digital.

Com 25 anos de experiência, entendemos a importância de contar com os melhores talentos para atingir os resultados esperados pelos clientes.

Por isso, investimos no desenvolvimento dos profissionais de tecnologia que trabalham conosco. Contamos com um programa de incentivo para a evolução das carreiras dos nossos colaboradores e oferecemos 50% de desconto nos cursos e treinamentos da Liga Ágil.

Nós também recebemos o certificado como uma das melhores empresas para trabalhar da consultoria Grace Place To Work.

Quer conhecer nossas oportunidades de carreira em TI? Entre em nosso site e saiba mais.