Squads Cadmus | Times focados em entregas ágeis

Humanos: Squads

Equipes multidisciplinares entregando valor e potencializando a transformação ágil

Os squads são equipes multidisciplinares, com comunicação direta, autonomia e responsabilidade por todo o ciclo de determinado sistema ou produto, da concepção ao atendimento pós-venda. A Cadmus tem apoiado companhias de diversos segmentos em todos os aspectos relacionados a metodologias, práticas, ferramentas e mudanças culturais para formar as equipes das organizações ágeis.

Os squads trabalham com objetivos e métricas claramente definidos, e ao mesmo tempo têm autonomia para corrigir as táticas, conforme mudanças no contexto de negócio, novas demandas do cliente ou para reverter os próprios erros da equipe. Os especialistas em produtos, marketing, desenvolvimento, segurança ou qualquer outra disciplina relacionada trabalham lado a lado. Sua colaboração, contudo, não fica restrita a sua especialidade e qualquer voz de bom senso é imediatamente ouvida por todo o grupo, o que acelera e reduz os custos de corrigir erros. O líder, por sua vez, tem mais uma função de gestão de pessoas e alinhamento estratégico do que hierárquica, uma vez que as decisões e as responsabilidades são distribuídas.

A Cadmus orienta o desenvolvimento de Squads conforme os seguintes eixos:

Clareza

A equipe precisa entender seus propósitos, os benefícios ao cliente, o alinhamento à estratégia e como colaborar para alcançar os objetivos.

Cultura

A comunicação direta, orientada a objetivos bem definidos.

Liderança

O líder pode ter diferentes papéis, conforme o contexto, mas sua capacidade fundamental é conhecer, apoiar e orientar as pessoas para melhoria nos processos, alinhamento estratégico e evolução do negócio.

Fundação

A estrutura da sua equipe (tamanho, habilidades, ambiente de trabalho físico ou virtual) tem um grande impacto no seu desempenho.

Performance

O Squad precisa desenvolver mecanismos de autoavaliação, melhorias contínuas e criação de planos de ação, além de uma interlocução objetiva sobre performance e resultados com os stake holders da organização.

Experiência em várias indústrias e áreas das organizações

Especializada em suportar processos de transformação digital modelos ágeis, a Cadmus acumula dezenas de cases de sucesso e conhece a cultura de empresas de diversos portes e segmentos.

Metodologias e ferramentas sob medida

A Cadmus orienta a definição da metodologia, ou combinações de SCRUM, Kaban e outros esquemas ágeis, conforme os objetivos das equipes, assim como o ferramental para o gerenciamento dos projetos.

Competências chave para a transformação ágil

Expertise em UX e Design Thinking facilita pôr em prática diretrizes como “visão do cliente” e alinhamento estratégico.

Alinhamento corporativo e desenvolvimento das pessoas

A Cadmus orienta a interlocução e as mudanças de perspectiva da direção da organização, que desloca seu foco do gerenciamento de empregados à gestão do trabalho, com equipes com autonomia e corresponsabilidade.